Marcos Mion dispara contra Lula após fala polêmica e o acusa de preconceito

Marcos Mion
Marcos Mion falou sobre comentário polêmico de Lula (Imagem: Reprodução – Instagram – Agência Brasil / Montagem – RD1)

Marcos Mion decidiu gravar um vídeo, nesta sexta-feira (21), para criticar o presidente Lula (PT) por causa de uma fala dele feita sobre pessoas com deficiência intelectual. O apresentador usou como referência um discurso do petista durante uma reunião ministerial desta semana.

No encontro, que discutia a violência nas escolas, o presidente da República afirmou que pessoas com “deficiência mental” teriam “problemas de desequilíbrio de parafuso.”

O pai de Romeo, que recebeu o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista, comentou que o discurso do político reforça preconceitos e estigmas sustentados em capacitismo. O conceito, cabe ressaltar, tem sido muito explorado nos últimos anos e se refere à discriminação contra pessoas com deficiência.

“O termo usado, já há muitos anos, é ‘deficiência intelectual’, e não ‘deficiência mental’, como o Lula usou. A gente tem que se policiar, tem que aprender e tem que se adequar. Lula se refere a essas pessoas dizendo que elas têm problemas de desequilíbrio de parafuso”, disparou Marcos Mion.

O titular do Caldeirão, da Globo, afirmou ainda: “Isso é só pejorativo e também incentiva outras pessoas a continuarem usando esse termo”.

Marcos Mion dá dura em Lula

Ainda em seu desabafo, o contratado da Globo reforçou que a fala de Lula é irresponsável, pois liga deficientes intelectuais diretamente aos casos de violência que o Brasil tem visto ocorrer em suas escolas.

“Isso é um absurdo, pois não há qualquer comprovação”, disse Mion, que ainda falou que se sente atingido pela fala, já que é pai de um autista.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Luiz Fábio AlmeidaLuiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]