Mario Frias é acusado de racismo ao sugerir “banho” a historiador negro

Mario Frias
Mario Frias está sendo acusado de racismo após fala sobre historiador negro (Imagem: Reprodução/ Agência Brasil)

Mario Frias causou uma nova polêmica nas redes sociais, na tarde desta quinta-feira (15). O secretário Nacional da Cultura sugeriu “banho” a historiador negro Jones Manoel. No Twitter, o ex-ator tem sido acusado de racismo.

A declaração do aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi feita após o militante do PCB (Partido Comunista Brasileiro) e youtuber, que abertamente é crítico ao atual Governo, usar as redes sociais para dizer que “já tinha comprado fogos” com a notícia de que o presidente seria transferido de hospital.

“Bolsonaro foi internado. Já comprei fogos. Tão deixando a gente sonhar…”, disparou o ativista. Mario Frias, então, respondeu a uma publicação de um assessor especial da presidência, que compartilhou a notícia dada pelo site Brasil 247.

“A pergunta que não quer calar: Quem caralhas é Jones Manoel?”, questionou Tercio Arnaud Tomaz. O secretário disse que não conhecia quem era Jones Manoel — que tem mais de 130 mil seguidores nas redes sociais — e falou da falta de limpeza dele.

O ex-global comentou: “Realmente eu não sei. Mas se eu soubesse diria que ele precisa de um bom banho”. Jones respondeu ao comentário nas próprias redes sociais: “Olha o ex-ator frustrado e atual fascista cometendo um crime de racismo diário”.

Numa outra postagem, o historiador citou o rapper Djonga com um trecho da música Junho de 64. “Tive que ouvir que eu tava errado por falar pro ‘cês’ que seu povo me lembra Hitler, carregam tradições escravocratas e não aguentam ver um preto líder”, comentou ele.

Nos últimos dias, Frias foi criticado por impedir que um festival de jazz da Bahia captasse recurso para sua realização via Lei Rouanet pela Funarte (Fundação Nacional das Artes). Paulo Coelho e a mulher, a artista plástica Christina Oticica, então, se ofereceram para cobrir os gastos do Festival de Jazz do Capão.

MAIS LIDAS

Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]
Veja mais ›