Mario Frias se posiciona sobre incêndio na Cinemateca e cogita ato “criminoso”

Mario Frias
O secretário de Cultura, Mario Frias, falou sobre incêndio da Cinemateca (Imagem: Reprodução/ Agência Brasil)

Secretário especial da Cultura, Mario Frias decidiu se manifestar, na noite desta quinta-feira (29), sobre o incêndio em um galpão da Cinemateca Brasileira. Em rede social, o ator declarou que a Polícia Federal foi acionada e vai checar se o incidente foi causado por uma ação criminosa.

“A Polícia Federal está a caminho. Fará perícia para descobrirmos se foi um incêndio criminoso ou não”, declarou o integrante do Governo Bolsonaro, em publicação no Twitter. O famoso, porém, não apresentou provas para justificar a suspeita.

Antes disso, a Secretaria Especial da Cultura chegou a publicar uma nota lamentando o ocorrido e informando que pediu o apoio da Polícia Federal para seguir com as investigações.

“Cabe registrar que todo o sistema de climatização do espaço passou por manutenção há cerca de um mês como parte do esforço do governo federal para manter o acervo da instituição. A Secretaria já solicitou apoio à Polícia Federal para investigação das causas do incêndio e só após o seu controle total pelo Corpo de Bombeiros que atua no local poderá determinar o impacto e as ações necessárias para uma eventual recuperação do acervo e, também, do espaço físico“, afirmou o comunicado.

A Secretaria comandada por Mario Frias, cabe lembrar, é a responsável pela administração da Cinemateca Brasileira. Ele e André Porciuncula chegaram na quarta-feira (28) em Roma, Itália, para participação em uma conferência dos ministros da cultura do G20.

A Secretaria de Segurança Pública ressaltou, em nota: “Após extinção total do fogo, o local, que possui Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), será vistoriado e periciado pelo Instituto de Criminalística (IC) e a Polícia Civil prosseguirá com as investigações para esclarecer as causas do incêndio”.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou em um ar-condicionado de uma das salas de acervo histórico de filmes que fica no primeiro andar.

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›