Morre homem que ajudou Edir Macedo a comprar a Record de Silvio Santos

Silvio Santos

Silvio Santos em visita ao Templo do Salomão com Edir Macedo (Imagem: Reprodução / Record)

O pastor Odenir Laprovita Vieira morreu na última sexta-feira (24), no Rio de Janeiro, aos 82 anos. Deputado federal por duas vezes na década de 1990, o político foi peça fundamental no negócio entre Silvio Santos e Edir Macedo que ocasionou na venda da Record, do dono do SBT para o bispo da Igreja Universal do Reino de Deus.

A Record emitiu uma nota de pesar sobre a morte de Laprovita Vieira e disse que o “empresário participou da negociação que transferiu a propriedade da Record TV, em 1989”. Na época, o religioso colocou Laprovita como intermediário nas negociações com a família Machado de Carvalho e Silvio Santos, com medo de que os sócios não aceitassem a venda ou inflacionassem o valor.

Vieira negociou até a reta final, quando Edir Macedo se apresentou como o comprador oficial. No livro O Reino, o jornalista Gilberto Nascimento desmentiu parte da história e disse que o operador verdadeiro do negócio foi o empresário Alberto Haddad.

“Em sua biografia, Macedo atribuiu a Bebetto (Haddad) um ‘papel insignificante na evolução do negócio’. Contudo, Bebetto ‘foi o grande avalista: ofereceu as garantias e deu o cheque para a entrada no nome da empresa dele’, atesta Ronaldo Didini”, apontou Nascimento.

Um dos filhos do pastor Odenir, Marcus Vinícius Vieira, se tornou CEO do Grupo Record. “Expressamos nosso pesar e condolências aos familiares e amigos de Laprovita Vieira”, lamentou a emissora paulista.

Confira a nota da Record na íntegra:

“O Grupo Record lamenta a morte do deputado federal Laprovita Vieira nesta sexta-feira, 24 de julho de 2020.

Vieira foi deputado federal pelo Rio de Janeiro entre os anos de 1991 a 1998. No ano seguinte assumiu uma cadeira de deputado estadual também no Rio. Teve importante atuação na Igreja Universal do Reino de Deus. Empresário, ainda participou da negociação que transferiu a propriedade da Record TV em 1989, passando a exercer vários cargos em empresas de comunicação.

Expressamos nosso pesar e condolências aos familiares e amigos de Laprovita Vieira.”

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.