Globo
Captura da chamada dos filmes exibidos no último dia 5 de janeiro (Imagem: Reprodução / Globo)

Desde o fim do campeonato brasileiro, a Globo tem recorrido a dois filmes na Temperatura Máxima para preencher o horário vago na programação. Uma mudança no calendário do futebol brasileiro, já oficializada pela CBF, sinaliza que, ao longo de todo o ano de 2020, tal estratégia deverá se tornar ainda mais frequente.

Explica-se: a Confederação Brasileira de Futebol decidiu que os campeonatos nacionais serão paralisados durante as cinco datas Fifa. Estes são os dias reservados para que as seleções disputem as eliminatórias da Copa do Catar e jogos amistosos.

As partidas do time de Tite serão sempre marcadas para as terças e quintas, mas não haverá rodada na quarta anterior e também no fim de semana. O primeiro jogo canarinho acontece em março.

Outros eventos, como eleições e Carnaval, também contribuem para um número recorde de domingos sem futebol em 2020. Ao que tudo indica, a emissora deverá voltar a apostar em sessões duplas.

Fazendo as contas

Com base no calendário do futebol, é possível projetar que, ao longo de 2020, deveremos ter 13 sessões duplas aos domingos. A exceção fica para 15 de novembro, quando está prevista a realização do GP Brasil de Fórmula 1. Veja o cronograma:

05, 12 e 19* de janeiro – férias

23 de fevereiro – Carnaval

29 de março, 07 de junho, 06 de setembro, 11 de outubro e 15 de novembro – datas Fifa

04 e 25 de outubro – eleições municipais

13, 20 e 27 de dezembro – fim da temporada

Divisão de rede

Cena de Piratas do Caribe. No domingo, filme só vai ao ar em alguns estados (Imagem: Reprodução / Globo)

A primeira rodada da maioria dos estaduais só será disputada a partir de quarta-feira (22). O Campeonato Carioca, porém, é uma das poucas exceções, com recomeço marcado para este final de semana.

Sem ter chegado a um acordo com o Flamengo, a Globo não adquiriu o direito de transmissão das partidas do atual campeão brasileiro e da Libertadores. Com isso, a cúpula do esporte decidiu exibir a estreia do Vasco, que enfrenta o Bangu, no estádio de São Januário.

Com narração de Gustavo Vilani, a partida também será transmitida para outras praças, além do Rio de Janeiro. São elas: Espírito Santo, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Distrito Federal, a cidade de Juiz de Fora e os estados da região Norte.

Para o Rio Grande do Sul, o Futebol 2020 começa com a disputa da Recopa Gaúcha, entre Pelotas, vencedor da Copa da Federação Gaúcha, e Grêmio, atual campeão gaúcho. No Campeonato Pernambucano, domingo é dia de clássico e o estado de Pernambuco acompanha Náutico e Sport, que se enfrentam nos Aflitos, em Recife.

Já o Ceará assiste ao confronto entre Ferroviário e Horizonte, no Estádio do Junco, em Sobral, pelo Campeonato Cearense

Mas se engana quem pensa que a bola vai rolar para o Brasil inteiro. De acordo com levantamento preliminar feito por esta coluna do RD1, os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul seguirão com um filme extra para a Temperatura Máxima.

Para essas praças, além da animação inédita Zootopia: Essa Cidade é o Bicho, será exibido também Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas, o quarto longa metragem da franquia protagonizada por Johnny Depp.

Veja o trailer de Zootopia:

O calendário do futebol às quartas

A exemplo do que já aconteceu em 2019, apesar do calendário do futebol prever rodadas nos dias 22 e 29 de janeiro, as transmissões de futebol às quartas só retornam em 05 de fevereiro.

Para as duas próximas semanas, a emissora confirma a exibição de Cinema Especial. No dia 22, o título escolhido foi A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell. Já para o dia 29, a Globo escalou a comédia Um Espião e Meio.

Ao abrir mão desses jogos, o plim-plim privilegia o desempenho de suas novelas. Quando exibidas mais cedo neste dia da semana, elas costumam registrar índices mais modestos.

Ô loco meu…

Para encerrar, uma observação: apesar dos índices serem inferiores aos registrados pelas partidas de futebol, apostar em dois filmes na tarde de domingo foi uma estratégia que rendeu bons frutos à Globo.

Em duas das cinco semanas – dias 29 de dezembro (14,5 x 13,8) e 5 de janeiro (16,2 x 15,2) –, o combo cinematográfico conquistou uma média de audiência superior ao tradicionalíssimo Domingão do Faustão.

Até a próxima semana!

Você está ficando de fora...

Não perca nada!

Saiba tudo o que está em alta no Instagram dos Famosos.

SIGA AGORA