Miriam Leitão desabafa sobre censura do governo Bolsonaro contra a arte (Imagem: Reprodução / Globo)
Miriam Leitão fez um desabafo durante sua participação no Bom Dia Brasil, da Globo, desta terça-feira (8), contra Jair Bolsonaro (PSL) e os órgãos do seu governo contra a arte no país. A jornalista citou a censura da Caixa Econômica, a mitologia grega, lembrou da ditadura no Brasil e dividiu opiniões na web.
VEJA ESSA
Ao lado de Ana Paula Araújo e Chico Pinheiro, a comentarista mencionou o banco federal e seu presidente, Pedro Guimarães. “A Caixa Econômica estabeleceu censura prévia: tem pessoas que ficam acompanhando a posição política dos atores, dos diretores, para ver se pode apoiar essa peça ou esse espetáculo. E tudo pode ser assustador. O Pedro Guimarães diz que não pode ter posicionamento político”, afirmou.
Após a fala citada do presidente, Miriam citou Sófocles, escritor responsável por peças escritas 400 anos A.C, como um diálogo entre Édipo Rei e Creonte. A global também citou Shakeaspeare e argumentou: “Isso é muito assustador”.
“A arte nasce da liberdade. A cultura, a arte precisa refletir a pluralidade da sociedade. É um começo muito assustador para um governo, porque se isso se espalha, a gente não tem mais cultura, não tem arte, não tem liberdade. É assim que as liberdades morrem, é matando a arte”, desabafou.
“Falta luz para essas trevas que vão dominando tudo”, enfatizou Chico Pinheiro. “Você imagina, tem um produtor cultural que vai se perguntar: ‘será que eu posso colocar isso, será que eu posso incluir esse diálogo ou essa situação?’. Ai começa a autocensura”, explicou Leitão.
A escritora lembrou que a censura de Bolsonaro tem como foco as produções com temática LGBTQ+. “Imagina se a gente pode fazer uma arte apenas com pessoas heterossexuais. As relações homo afetivas estão na sociedade. O nome disso é censura! Não é filtro, não é cuidado, não é defesa da família. O nome disso é censura. A gente já viveu isso na ditadura no Brasil. Foi horrível”, destacou.
Confira a repercussão na web:
Miriam Leitão, não para de passar vergonha, não sabe o que são medidas socioeducativas, e agora confunde censura com “deixar de usar dinheiro público, para financiar algo.”
— Flavia Oliver ?? (@foliver214) October 8, 2019
Que lindo a Miriam Leitão no #bomdiabrasil preocupadíssima com a censura na Caixa como se ela e a Globo não tivessem nenhuma responsabilidade por essa situação.
— James Figueiredo (@JamesGarFig) October 8, 2019
Miriam Leitão “isso não é cuidado, não é preservar a família brasileira: o nome disso é censura. Já vivemos isso na ditadura militar e foi horrível”. Que fase. Sem panelas, sem população na rua. Estamos deixando o autoritarismo acabar com o nosso país.
— por dentro pão bolorento (@helenagober) October 8, 2019
“O nome disso é censura, não é filtro…” (Miriam Leitão)
— Belma Vaz (@BelmaVaz) October 8, 2019
Os Bolsominion latindo sobre a #miriamleitao ter pontuado que Bolsonaro censura a arte. O governo tem que financiar cultura e arte também, animais. Mddc pq eu vivo no mesmo planeta que este tipo de sub humano?
— BlackMediaBr (@BlackMediaBr1) October 8, 2019
Engraçado, Miriam leitão leitão atacou a censura no Brasil e foi atacada por isso kkkk eu to rindo é de preocupado…Se ela ataca a censura ela deveria ser ovacionada e não atacada… Nosso pais ainda é democrático!
— Willian Mateus (@willianmattt) October 8, 2019
Querem se deprimir com a humanidade? Deem um passeio pelos comentários dos bolsolavistas sobre a Miriam Leitão hoje: além dos insultos grosseiros, estão defendendo abertamente a censura prévia na Caixa, com as desculpas mais indignas.
— Aron, o rei do liberalismo (@DanielGSantos19) October 8, 2019
miriam leitão falando AO VIVO na censura que tá acontecendo no brasil falou com todas as palavras que tá acontecendo CENSURA e que já vivemos isso (mais de uma vez) no brasil
— lu (@pridenbooks) October 8, 2019
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].