O assalto à Arena Corinthians – R$ 175 mil foram levados do estádio, na madrugada do último domingo (2) – repercutiu durante toda a segunda-feira (3), nos principais telejornais das TVs abertas e fechadas. Inclusive no “GloboNews Em Ponto”, exibido no canal pago entre 6h e 9h, sob comando de José Roberto Burnier. O âncora, aliás, se atrapalhou ao noticiar o caso, relacionando torcedores do time a criminosos.
O equívoco de Burnier se deu ao chamar a repórter Cíntia Toledo, responsável pela cobertura do roubo. “A polícia já tem alguma pista dos criminosos? Estão roubando o próprio time agora, é isso?”, disse o jornalista, certamente influenciado por comparativos comuns, proveniente de torcidas rivais, entre corintianos e bandidos – como ocorre como são-paulinos e homossexuais.
Na internet, torcedores do Corinthians reagiram irados (confira repercussão abaixo). Em nota, a GloboNews afirma que “o apresentador José Roberto Burnier jamais teve a intenção de ofender os corintianos, mas admite que, no improviso, acabou fazendo uma piada indevida que não reflete o pensamento dele e que, por isso, ele se desculpa”.
José Roberto Burnier chegou à Globo em 1983, via “Globo Rural”. Após anos como repórter, assumiu a apresentação e a editoria do “Bom Dia São Paulo”, em 1994. Dez anos depois, passou a correspondente da emissora na Argentina. Voltou ao Brasil em 2005, como repórter especial do “Jornal Nacional”, posto que deixou após a Copa do Mundo da Rússia para assumir o “Em Ponto”.
Jornalista José Roberto Burnier, sobre assalto no Itaquerão: “A polícia já tem pista dos criminosos? Estão roubando o próprio time agora. É isso?”pic.twitter.com/O3HnvPSQpw
— TRI! CÔ! VÔ! ?? (@tricovo) 3 de setembro de 2018
Acabei de ver o comentário do Burnier sobre o assalto na Arena Corinthians. Ele mandou uma piada de boteco em um noticiário jornalístico policial. Ou seja, totalmente fora de contexto. Como diria um narrador amigo meu, que várzea
— André Ranieri (@ranieri_andre) 4 de setembro de 2018
Sou corinthiano e não sou bandido @GloboNews, faça alguma coisa a respeito do José Roberto Burnier, eu como torcedor do Sport Club Corinthians Paulista me senti ofendido com tal declaração, basta!
— Gabriel Nieri (@__gabrielnieri) 3 de setembro de 2018
O jornalista José Roberto Burnier deveria se retratar e pedir desculpas, pois ele agiu com preconceito e desrespeito com a torcida do Corinthians quando disse “tão roubando o próprio time agora, é isso?”
— Eliezer R. R. Cruz (@eliezertazo) 3 de setembro de 2018
José Roberto Burnier chamar todos corintianos de ‘ladrões’ só mostra o nível em que se encontra a imprensa brasileira, e sobretudo o jornalismo brasileiro.
Falam o que querem com total irresponsabilidade, pois sabem que sairão impunes!
— Kiko Cheroso (@VictoorAugustoo) 4 de setembro de 2018
Não sei pq os corintianos estão putos c a piadinha do Burnier, qdo chamam os são paulinos de bambi em rede nacional eles adoram, dão risada e etc, mas qdo falam do time deles eles ficam dodói e reclamam, hipocrisia total. Querem zoar mas não querem ser zoados, um bando de babacas
— Rafael Henrique (@raafinha85) 4 de setembro de 2018
Saiba Mais:
Sandra Annenberg comemora volta de Dony De Nuccio ao “Jornal Hoje”
Incêndio do Museu Nacional: O luto e a manifestação dos famosos
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.