A Netflix alardeou nos últimos meses e conseguiu algo inédito em sua história como principal streaming do país e responsável por uma surpreendente dor de cabeça nos canais da TV aberta: a plataforma adquiriu o direito de ter sua audiência como parte da medição do Kantar Ibope.
VEJA ESSA
O serviço e a responsável pela aferição da audiência em todo o país entraram em acordo e anunciaram a parceria para que a direção da Netflix tenha acesso ao sistema de medição do ibope em todas as plataformas, de televisores até celulares e notebooks.
Plataforma celebra contrato com Kantar Ibope
Pablo Perez de Rosso, vice-presidente de estratégia, planejamento e análise da Netflix apontou o momento como algo inédito e saiu em defesa dos esforços da Kantar Ibope no fornecimento de medições de audiência multiplataforma para melhor compreensão do comportamento do público.
O Ibope não deu detalhes da nova medição e de como o trabalho vai ser reorganizado para não prejudicar especialmente canais como Globo, Record, SBT e Band na disputa minuto a minuto.
Atualmente, todo o catálogo de filmes, séries e programas da plataforma de vídeos está incluído na medição de Conteúdo em Vídeo Sem Referência, o que inibe um entendimento mais claro do que o telespectador está assistindo.
A Netflix vai ter acesso total a partir de janeiro de 2023. Vale lembrar que desde o início da década passada, o streaming ganhou cada vez mais espaço nos lares brasileiros e no momento ocupa a vice-liderança no ranking da audiência, unindo canais abertos, pagos e conteúdo em vídeo.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].