Seja em novelas, entretenimento ou jornalismo, quem assiste o SBT sabe que Silvio Santos tem seus queridinhos e não tem nenhuma cerimônia em apostar neles. Lu Barsoti foi preparada como uma arma contra a Globo, oponente direta entre o fim dos anos 90 e início dos anos 2000, e descartada misteriosamente.
VEJA ESSA
Do interior de São Paulo, a jovem foi contratada aos 14 anos pelo dono o SBT e ficou cerca de dois anos circulando nos bastidores da emissora, se preparando para uma grande estreia.
A desenvoltura de Lu foi aprimorada com cursos que exploraram os mais variados tipos de talentos possíveis, e até uma arrumada completa no visual, num molde para integrar o time de apresentadoras do canal.
O acerto com a novata foi firmado em 1997, com um contrato, pouco depois de uma participação no programa Em Nome do Amor. A atração homenageava Chitãozinho & Xororó, que tinha uma ligação com a cidade natal da adolescente.
Quando o tempo de preparação acabou, em 1999, Barsoti foi colocada num rodízio de talentos no Programa Livre, junto a Otávio Mesquita, Christina Rocha, Márcia Goldschmidt e Ney Gonçalves Dias.
Cada um dos cinco ficava num dia da semana específico, entre segunda e sexta-feira, após a ida de Serginho Groisman para a Globo, para comandar o Altas Horas — que existe até hoje.
Lu Barsoti ficou apenas seis meses no programa — que foi remanejado para Babi Xavier — e foi deslocada para o Fantasia. Novamente, ela dividiu a apresentação com Otávio, Márcia e Christina, com Celso Portiolli substituindo Ney nesse quinteto.
Declínio de Lu Barsoti no SBT deu início a uma reformulação profissional completa
A aposta do SBT, que foi perdendo força cada vez mais, teve o Rainha Por Um dia — no ano 2000 — prometido para ela. Resultado? Uma primeira demissão antes mesmo dele estrear.
Silvio Santos pediu que recontratassem Lu e ofereceu o Pequenos Brilhantes, que antes era de Moacyr Franco; ela chegou a gravar seis meses e foi demitida em seguida, novamente.
Depois das negativas, a então ex-funcionária do SBT tentou seguir a carreira artística no teatro, além de participações em programas como o Superpop, mas perdeu oportunidades após ganhar peso e sofrer com a depressão.
Com isso, Barsoti decidiu se afastar de vez do mundo televisivo e foi estudar Direito e até cogitou lançar um livro, contando sua trajetória.
Em março de 2022, a ex-apresentadora pôde visitar o SBT, participando do quadro “Não Erre a Letra”, do Programa Silvio Santos. Na ocasião, Lu reviveu uma das atrações da época do Fantasia, junto com outras ex-titulares da atração.
A loira segue ativa nas redes sociais, mostrando detalhes de sua vida profissional nos dias de hoje e relembrando recortes de jornais, no auge do próprio sucesso.
Confira:
Oficialmente redator desde 2017. Experiências como editor e social media. Já escrevi sobre famosos, TV, novelas, música, reality show, política e pauta LGBTQIA+. Vídeos complementares no YouTube, no canal Benzatheus.