No Jornal Nacional, Ciro Gomes chama Bolsonaro de “genocida”, acusa PT e critica as reeleições

Ciro Gomes

Ciro Gomes abordou vários temas em entrevista no JN (Imagem: Reprodução / Globo)

Ciro Gomes (PDT) discutiu sobre vários temas durante entrevista ao Jornal Nacional, da Globo, nesta terça-feira (23), mas aproveitou para criticar o PT e o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Num dos momentos da sabatina, o ex-governador do Ceará afirmou que o modelo atual de coalizão entre partidos é “certeza de uma crise eterna” e citou governos anteriores como exemplos de falhas.

O candidato do PDT afirmou que pretende transformar um eventual governo em um “plebiscito programático” e fez críticas à Venezuela. Além disso, trouxe à tona a ditadura de Daniel Ortega na Nicarágua e acusou o PT de apoiá-la.

William Bonner, então, lembrou que o convidado já assumiu o compromisso de não concorrer à reeleição caso seja eleito.

“O que destruiu a governança política brasileira é a reeleição. O presidente se vende a esses grupos picaretas, de pouco escrúpulo republicano, porque tem medo de CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] e quer se reeleger”, garantiu.

Ao falar da pandemia, o pedetista fez elogios ao ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) e criticou a postura do governo Bolsonaro. Ele disse que chefe do Executivo adotou “comportamento genocida” e “anticiência”.

“Nós vacinamos porque o governador de São Paulo transformou isso na sua principal ferramenta”, declarou.

Ciro Gomes fala sobre lei antiganância

Já nas considerações finais, o convidado prometeu criar uma “lei antiganância”: “Todo mundo do crédito pessoal, do cartão de crédito, do cheque especial, ao pagar duas vezes a dívida que tem fica quitado por lei”.

Sobre a renda mínima, ele garantiu que uma de suas propostas é um programa que entrará com “status constitucional” — ou seja, não poderá ser revogado por outros governos que o sucederem.

O político afirmou que a ideia é utilizar programas previdenciários e aplicar um tributo sobre grandes fortunas.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]