Novelas da Globo perdem números impressionantes de audiência em um ano

Mário Fofoca (Lázaro Ramos) em Elas por Elas

Mário Fofoca (Lázaro Ramos) no remake da novela Elas por Elas, da Globo (Imagem: Reprodução / Globo)

A forma como as pessoas consomem o conteúdo da televisão aberta mudou bastante nos últimos anos. Consequentemente, a audiência também está diferente e a Globo sentiu bastante isso em suas novelas.

Um levantamento feito pelo colunista Luciano Guaraldo, do Notícias da TV, mostra que a emissora enfrenta uma crise história com os folhetins. Inclusive, Elas por Elas vem garantindo a pior média de uma trama das seis na história do canal.

Fuzuê também segue pelo mesmo caminho e está apenas um décimo à frente de Geração Brasil (2014), que foi um verdadeiro fracasso. Terra e Paixão é a única com resultados aceitáveis, mas ainda bem fora dos padrões do autor.

Por outro lado, é possível ressaltar que os dados de medição do Ibope mudam todos os anos. Ou seja, é bem provável que uma novela exibida anteriormente com um enorme sucesso, tenha números muito menores atualmente.

Elas por Elas vive a situação mais preocupante das novelas da Globo

O remake da trama adaptado por Thereza Falcão e Alessandro Marson teve média de 13,7 pontos na Grande São Paulo entre 1º e 6 de dezembro. Se compararmos com Mar do Sertão, a novela teve 22,2 no mesmo período em 2022.

A queda de 39% virou uma verdadeira dor de cabeça, até porque a tendência apresentada é de baixa. Na última quarta-feira (6), Elas por Elas teve 10,4 pontos de média em seu capítulo apresentado.

Enquanto isso, a Globo montou uma equipe especializada para salvar Fuzuê, colocando Ricardo Linhares para supervisionar o trabalho. A novela de Gustavo Reiz ainda não passa por tantos apuros quando comparada com Cara e Coragem (2022).

Existem vários detalhes que podem explicar essa audiência menor, mas o ano está chegando ao fim e isso poderá ficar ainda pior. SBT, Band, RedeTV! e alguns canais da TV paga também registraram queda na média.

A Record foi a única que mostrou crescimento do ano passado para o atual. Anteriormente marcando 7,1 pontos, a emissora passou para 7,5 no horário que disputa com Elas por Elas.

Henrique Carlos
Escrito por

Henrique Carlos

Apaixonado por Televisão, Cinema e especialista em Novelas, desde 2009 trabalha com a internet. Escreve também sobre Audiências da TV. Já passou por grandes veículos de comunicação e teve experiência no rádio. Atualmente estuda para continuar crescendo na área e pode ser acompanhado através do perfil @henriquethe2 no Twitter.