A forma como as pessoas consomem o conteúdo da televisão aberta mudou bastante nos últimos anos. Consequentemente, a audiência também está diferente e a Globo sentiu bastante isso em suas novelas.
VEJA ESSA
Um levantamento feito pelo colunista Luciano Guaraldo, do Notícias da TV, mostra que a emissora enfrenta uma crise história com os folhetins. Inclusive, Elas por Elas vem garantindo a pior média de uma trama das seis na história do canal.
Fuzuê também segue pelo mesmo caminho e está apenas um décimo à frente de Geração Brasil (2014), que foi um verdadeiro fracasso. Terra e Paixão é a única com resultados aceitáveis, mas ainda bem fora dos padrões do autor.
Por outro lado, é possível ressaltar que os dados de medição do Ibope mudam todos os anos. Ou seja, é bem provável que uma novela exibida anteriormente com um enorme sucesso, tenha números muito menores atualmente.
Elas por Elas vive a situação mais preocupante das novelas da Globo
O remake da trama adaptado por Thereza Falcão e Alessandro Marson teve média de 13,7 pontos na Grande São Paulo entre 1º e 6 de dezembro. Se compararmos com Mar do Sertão, a novela teve 22,2 no mesmo período em 2022.
A queda de 39% virou uma verdadeira dor de cabeça, até porque a tendência apresentada é de baixa. Na última quarta-feira (6), Elas por Elas teve 10,4 pontos de média em seu capítulo apresentado.
Enquanto isso, a Globo montou uma equipe especializada para salvar Fuzuê, colocando Ricardo Linhares para supervisionar o trabalho. A novela de Gustavo Reiz ainda não passa por tantos apuros quando comparada com Cara e Coragem (2022).
Existem vários detalhes que podem explicar essa audiência menor, mas o ano está chegando ao fim e isso poderá ficar ainda pior. SBT, Band, RedeTV! e alguns canais da TV paga também registraram queda na média.
A Record foi a única que mostrou crescimento do ano passado para o atual. Anteriormente marcando 7,1 pontos, a emissora passou para 7,5 no horário que disputa com Elas por Elas.
Apaixonado por Televisão, Cinema e especialista em Novelas, desde 2009 trabalha com a internet. Escreve também sobre Audiências da TV. Já passou por grandes veículos de comunicação e teve experiência no rádio. Atualmente estuda para continuar crescendo na área e pode ser acompanhado através do perfil @henriquethe2 no Twitter.