Pesquisa revela que Ivete Sangalo liderava as paradas nos anos 2000

Ivete Sangalo
Época também marcou começo da carreira solo da cantora (Imagem: Divulgação / Site Oficial)

O tempo é capaz de mudar diversos comportamentos, até mesmo um hobby tradicional como ouvir músicas. É isso o que aponta a nova pesquisa do site de roleta online Betway. Segundo o levantamento, tanto a forma quanto os artistas ouvidos mudaram.

No caso da artista, a mais ouvida era Ivete Sangalo. Dos 10 hits mais ouvidos entre 2000 e 2009, 7 eram da cantora, incluindo Sorte Grande e Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim. Depois dela, aparecem no ranking a americana Beyoncé e a dupla Zezé Di Camargo e Luciano.

Cantora divide preferência com novos artistas

Apesar de Ivete Sangalo ainda fazer bastante sucesso, ela não está mais sozinha na preferência dos brasileiros. Vale notar que a cantora, que fez parte da Banda Eva, assumiu a carreira solo em 1999. Isso explica a sua explosão nos anos seguintes. Quem era fã do grupo, continuou a acompanhá-la, e ela se tornou ainda mais popular em todo o país.

Além do mais, no começo dos anos 2000, era comum ouvir músicas com temáticas de amor que, inclusive, eram a maior parte do repertório de Sangalo. Cerca de 45% das canções mais tocadas no país tratavam disso, enquanto 29% eram sobre términos de relacionamento.

Atualmente, 100% dos Top 10 são compostos por músicas nacionais. Antes, o ranking tinha 59% de canções brasileiras. Já o gênero predominante da vez é o sertanejo com 100% de músicas desse gênero no ranking.

Na opinião de Felipe Maia, estudioso de música e que participou deste Raio-X sobre música nos anos 2000, a indústria do sertanejo é que sustenta o gênero nas paradas de sucesso. “O sertanejo é uma indústria com uma cadeia de produção bem extensa – que vai por todas as esferas, desde a pequena dupla sertaneja até as grandes gravadoras. É quase uma ideia de start up – lançam muitos produtos, alguns não dão certo e são esquecidos pelo público, mas os que vão para frente, bombam”, afirma.

Próximos passos de Ivete Sangalo

Ainda que não esteja dominando o ranking das rádios brasileiras, a cantora Ivete Sangalo está em alta. Isso porque a cantora tem mantido projetos paralelos e participações na televisão, como a apresentação do programa The Masked Singer.

Porém, a artista não deixou a música de lado. Aliás, este ano, Ivete Sangalo lançou um single com Xanddy Harmonia. A música se chama Tá Solteira, Mas Não Tá Sozinha”.

Além disso, a cantora lançou um videoclipe com o Padre Fábio de Melo para a canção Retrovisor. A música foi gravada em 2018, quando Ivete estava grávida das gêmeas Helena e Marina, mas só agora está sendo lançada. De acordo com os dois, era necessário escolher o momento certo para mostrar a música ao público.

Independentemente se Retrovisor e Tá Solteira, Mas Não Tá Sozinha farão sucesso, o fato é que Ivete Sangalo já tem um longo repertório de hits. Desde os anos 2000, a cantora agita e embala a vida dos brasileiros, ainda que agora divida a atenção com muitos outros artistas, sobretudo do sertanejo.

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›