Por coronavírus, Globo suspende participação de afiliadas no JN

Piero Vergílio

18/03/2020

JN

Rodízio de afiliadas no JN está temporariamente suspenso (Imagem: Reprodução / Globo)

As medidas de combate ao novo coronavírus estão afetando diversos setores da Globo. Agora, as adequações chegam também ao jornalismo. Temporariamente, está suspensa a participação de apresentadores de afiliadas na bancada do JN aos sábados.

A nova orientação já vale a partir deste final de semana. Para o próximo sábado (21), estava previsto o retorno de Ayres Rocha (AC) e Lídia Pacce (RN), mas agora eles serão substituídos por plantonistas da rede.

O anúncio foi feito por alguns apresentadores locais durante o Praça TV desta quarta-feira (18). Procurada, a emissora confirmou a informação e salientou que a intenção é reduzir as viagens jornalísticas ao mínimo necessário.

Veja, abaixo, a íntegra da resposta:

“Essa é uma das muitas medidas de prevenção que a Globo está tomando para cuidar de todos seus colaboradores. Interrompemos temporariamente a vinda de jornalistas de afiliadas de outros estados para o JN, porque Rio e SP têm hoje transmissão comunitária. Diminuímos as viagens ao mínimo jornalisticamente necessário”. 

O impacto do coronavírus no JN

Como parte dessa medida de proteção de reduzir o deslocamentos ao máximo, até mesmo a participação de plantonistas oficiais de São Paulo – Rodrigo Bocardi, César Tralli e Maju Coutinho – deve ser suspensa.

Embora a emissora não tenha se pronunciado a esse respeito, é bastante provável que, na ausência dos titulares, a apresentação fique a cargo de outros jornalistas do Rio, como Ana Paula Araújo, Ana Luíza Guimarães e Flávio Fachel. A Globo também não informou a escala deste sábado.

Para além da apresentação, a Globo anunciou que o Jornal Nacional também ficará mais longo a partir da semana que vem. Na prática, o telejornal deve ter, pelo menos, 50 minutos de arte.

Outras medidas na prevenção ao coronavírus

Angélica

Angélica tem retorno adiado após pandemia do novo coronavírus (Imagem: Fabiano Battaglin / GShow)

A suspensão do rodízio no JN se junta a uma série de outras medidas que a Globo vem tomando para proteger a saúde de seus colaboradores.

Mais Você, Encontro e Se Joga não serão exibidos por tempo indeterminado. As gravações de novelas inéditas também foram interrompidas. Consequentemente, três reprises foram escaladas para o horário nobre.

Novo Mundo e Totalmente Demais retornam às telas em 30 de março. Antes disso, a reprise de Fina Estampa começa já na próxima segunda. Malhação – Viva a Diferença, por sua vez, reestreia em 6 de abril.

Cita-se ainda que o retorno do Conversa com Bial e o lançamento do Simples Assim, de Angélica, foram adiados. Para preencher a lacuna deixada pelo Só Toca Top Verão, a emissora vai exibir reprises do Música Boa ao Vivo, atração de Iza no Multishow.

Finalmente, a temporada do Fora de Hora também foi encurtada. Na noite desta terça (17), foi ao ar o último programa inédito. Mas o humorístico ainda permanece na grade até 31 de março, com uma seleção de seus melhores momentos.

Na terça-feira subsequente, 7 de abril, começa a ser exibida a primeira temporada da série Manifest. A produção vai ao ar na sequência do BBB 2020, de Tiago Leifert.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Piero Vergílio
Escrito por

Piero Vergílio

Piero Vergílio é jornalista profissional desde 2006. Já trabalhou em revistas de entretenimento no interior de SP e teve passagens pelo próprio RD1. Em tempos de redes sociais, criou um perfil (@jornalistavetv) para comentar TV pelo Twitter e interagir com outros fãs do veículo. Agora, volta ao RD1 com a missão de publicar novidades sobre a programação sem o limite de 280 caracteres.