Por onde andam? 7 estrelas de Laços de Família que sumiram da TV

Laços de Família
Júlia Feldens ao lado de Tony Ramos em Laços de Família (Imagem: Divulgação / Globo)

Anunciada como a próxima atração do Vale a Pena Ver de Novo, Laços de Família (2000) trará de volta à telinha atrizes que estão sumidas das novelas. Algumas continuam trabalhando em outras produções e plataformas, e optaram por se ausentar da TV, mas praticamente todas elas não são mais vistas ou lembradas pelo grande público há algum tempo.

Confira a nossa lista antes de matar a saudade do clássico dos clássicos de Manoel Carlos:

Laços de Família
Helena Ranaldi, a Cíntia de Laços de Família, está longe das novelas há seis anos, dedicando-se ao teatro (Imagens: Divulgação – Globo / Reprodução – Instagram)

Helena Ranaldi deu vida à Cíntia, veterinária responsável por cuidar dos cavalos do haras de Alma (Marieta Severo) e alvo constante do machismo de Pedro (José Mayer), por quem se apaixona e com quem mantém uma relação conturbada. A atriz atuou em quase todas as novelas de Manoel Carlos que vieram na sequência de Laços de Família; dentre elas, Mulheres Apaixonadas (2003), em que deu vida à professora Raquel, vítima de violência doméstica, em exibição no Canal Viva.

Helena se despediu das novelas junto com Maneco, tendo a novela Em Família (2014) como o seu último trabalho na TV. Nos últimos anos, ela recebeu convites para atuar em tramas do SBT e da Record, mas atualmente dedica-se apenas ao teatro e só pensa em voltar pra televisão quando o convite valer a pena.

Laços de Família
Júlia Feldens, a Ciça de Laços de Família, quis casar e ter filhos na vida real (Imagens: Divulgação – Globo / Reprodução – Instagram)

Júlia Feldens era praticamente uma atriz estreante em novelas quando interpretou Ciça, a filha rebelde de Miguel (Tony Ramos), que não tinha muita paciência com a deficiência do irmão Paulo (Flávio Silvino). Após o término da trama, a atriz participou de Coração de Estudante (2002) e Um Só Coração (2004), mas decidiu se afastar da vida artística para realizar outros sonhos, como o de se casar, ter filhos e voltar a estudar. Por coincidência, a volta de Laços de Família também marcará o retorno da atriz às artes. Ela está no elenco da série Boca a Boca, escrita por Esmir Filho para a Netflix.

Laços de Família
Xuxa Lopes, que viveu Glória em Laços de Família, se afastou da TV há 7 anos para cuidar da saúde (Imagens: Divulgação – Globo / Reprodução – Instagram)

Xuxa Lopes ganhou os noticiários em 2013 após abandonar a novela Sangue Bom para iniciar um tratamento contra síndrome do pânico. Na história de Manoel Carlos, ela deu vida à Glória, a melhor amiga e aliada de Alma contra o namoro de Edu (Reynaldo Gianecchini) com Helena (Vera Fischer). Antes de se afastar totalmente da TV, a veterana atuou em Mulheres Apaixonadas (2003), Páginas da Vida (2006), Negócio da China (2008), Tititi (2010) e Insensato Coração (2011). Desde 2014, dedica-se exclusivamente ao cinema.

Laços de Família
Júlia Almeida, a Estela de Laços de Família, está de volta em cena com sua personagem de maior destaque na TV (Imagens: Divulgação – Globo / Reprodução – Instagram)

Júlia Almeida interpretou Estela, sobrinha de Alma e irmã de Edu. A atriz, filha do autor da novela, tinha apenas 17 anos na época da novela e chegou a ser impedida de atuar em várias cenas após uma decisão polêmica do Ministério Público. Por conta do destaque na história, a moça, que até então só atuava em novelas do pai, passou a ser convidada por outros autores. Ela participou de Duas Caras (2007), Caminho das Índias (2009) e A Vida da Gente (2011). Desde 2012, reside nos Estados Unidos. Júlia retornou ao Brasil em 2018 para uma breve participação em Tempo de Amar.

Laços de Família
Vanessa Mesquita, a prostituta Simone de Laços de Família, hoje aposta em conteúdo para a internet (Imagens: Divulgação – Globo / Reprodução – Instagram)

Vanessa Machado interpretou Simone, que, assim como a amiga Capitu (Giovanna Antonelli), mantinha uma vida dupla fazendo programas para se sustentar. Após o término da novela, a atriz participou de O Quinto dos Infernos (2002) e Cobras e Lagartos (2006). Vanessa está longe da TV desde Dance Dance Dance (2007), da Band. Atualmente, possui um canal no Youtube onde entrevista celebridades e compartilha dicas de maquiagem.

Laços de Família
Fiel escudeira da protagonista de Laços de Família, Thalma de Freitas (Zilda) deixou a TV para brilhar na música (Imagens: Divulgação – Globo / Reprodução – Instagram)

Thalma de Freitas deu vida à Zilda, empregada doméstica de Helena e uma das personagens de maior destaque de sua carreira. A artista foi contratada durante 14 anos pela Globo, atuando também em O Clone (2001), Sete Pecados (2007), Caras & Bocas (2009) e Malhação (2012), mas atualmente mora nos Estados Unidos e se dedica à música. Thalma trabalha como cantora e compositora e recentemente se tornou a única brasileira indicada ao Grammy 2020.

Laços de Família
Beatriz Lyra, Cleyde em Laços de Família, matará a saudade do público com papel que marcou sua despedida nas novelas (Imagem: Divulgação – Globo / Reprodução – Instagram)

Beatriz Lyra se despediu das novelas no papel da Cleyde, outra amiga de Alma (Marieta Severo). Atualmente com 90 anos de idade, a atriz esteve em praticamente todas as obras anteriores do Maneco, como Baila Comigo (1981), Sol de Verão (1982), História de Amor (1995) e Por Amor (1997). Nos últimos anos, fez pequenas participações na TV, sendo a última delas em Haja Coração (2016). A foto que ilustra a matéria acima é dos bastidores de Por Amor, já que não há registros na internet das cenas de Beatriz na icônica Laços de Família.

CONTINUE LENDO →

Daniel Ribeiro cobre televisão desde 2010. No RD1, ao longo de três passagens, já foi repórter e colunista. Especializado em fotografia, retorna ao site para assinar uma coluna que virou referência enquanto esteve à frente, a Curto-Circuito. Pode ser encontrado no Twitter através do @danielmiede ou no danielribeiro@rd1.com.br.