Prestes a voltar em Sob Pressão, Marjorie Estiano defende saúde pública e faz desabafo

Sob Pressão
Marjorie Estiano (Carolina) e Julio Andrade (Evandro) em Sob Pressão (Imagem: João Cotta / Globo)

Marjorie Estiano está animada para o retorno da série Sob Pressão, da Globo, na qual interpreta a médica Carolina. A série estreia sua quarta temporada nesta quinta-feira (12), trazendo a continuidade da história da personagem que rendeu à famosa uma indicação ao Emmy Internacional na categoria de melhor atriz.

Apesar de não ter conquistado o troféu, o público das redes sociais constantemente elabora campanhas que pedem para que ela dispute novamente o posto.

Isso me mostra que foram tocados pelas histórias que estamos contando, antes de qualquer coisa. Fico muito feliz, primeiro, porque me faz acreditar que foram atingidos, se sentiram emocionados e, assim, o trabalho se fecha, se completa no espectador. E depois porque comungo desse impulso também, o que emociona me entusiasma. Me desperta o desejo de compartilhar o que disparou a sensação“, disse em entrevista à colunista Patrícia Kogut.

A artista contou ainda como se relaciona com produções que lhe despertam a emoção.

Quando algo me emociona, seja através de uma obra de arte ou qualquer outra coisa, eu quero passar adiante, quero dividir, quero que mais gente se lance na mesma experiência que eu tive e que as pessoas possam talvez sentir esse impacto que eu senti também. E eu me divirto sempre, o brasileiro é muito bem-humorado. Em qualquer situação tem um comentário espirituoso para fazer“.

A série aborda, majoritariamente, os desafios e a relevância do serviço de saúde pública no Brasil, fatos que ficaram ainda mais notórios diante da pandemia do coronavírus. “A série já evidenciava o valor e a importância dos profissionais da saúde antes mesmo dessa tragédia toda, antes de os olhos do mundo todo se voltarem a eles como a luz no fim do túnel, como a coluna vertebral de um país“, opinou.

A história é tecnicamente orientada pelo consultor médico Dr. Márcio Márcio Maranhão, que atuou nos hospitais de campanha e trabalhou durante 20 anos no serviço público de saúde. Para Marjorie, seu olhar é fundamental no processo narrativo.

[Ele] sempre nos conduziu e nos ofereceu de maneira muito sensível a chance de significar, de compreender a que essa narrativa corresponde. O discurso dele sobre a saúde sempre foi muito impactante e emocionante. A experiência de ter estado na linha de frente do combate à Covid, por exemplo, foi muito dura, mas positiva e esperançosa“, refletiu.

Tanto trabalho e dedicação garantem à obra um valor histórico. “Isso tudo que os profissionais da saúde vivem é histórico, e o “Sob pressão” não deixa de ser também um documento, um registro com o qual a gente vai se deparar em 20, 40 anos, ainda impactados“, garantiu.

Em 2020, a equipe da série produziu dois episódios especiais com foco na pandemia. Intitulados como Plantão Covid, o produto foi uma espécie de homenagem aos profissionais da linha de frente. A atriz garantiu que este trabalho, em especial, vai ficar marcado em sua trajetória.

Filmar naquele período da pandemia foi particularmente desgastante por todas as razões. Os riscos que assumimos, a instabilidade emocional, a energia que é consumida com esse constante estado de alerta… Tudo isso somado ao arco dramático da ficção. Os bastidores e a ficção acontecendo ao mesmo tempo. A filmagem aconteceu em agosto do ano passado e até aquele ponto já vínhamos acompanhando a tragédia pela televisão e na vida há algum tempo, ironicamente sem saber que iria piorar muito ainda“, relembrou.

Em seguida, concluiu: “O retorno e a repercussão foram emocionantes e à flor da pele, pois é uma realidade que integra o mundo todo. Estão todos dentro dessa tragédia, o que, como sempre, tem maior impacto nos países com maior desigualdade social, mas que não deixa ninguém imune. Tive retorno de sobreviventes da Covid, de familiares que perderam entes, de profissionais que se viram representados, de estudantes e aspirantes a profissionais da saúde que viram seu desejo de atuar se fortalecer. É muito bonito ver como cada um, no seu lugar, pôde contribuir para o todo, como estamos ligados e como tem resultado efetivo e afetivo no presente, em acolhimento e orientação

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›