O “Profissão Repórter” desta quarta-feira, 18/07, traz a tona um tema bastante discutido nos últimos tempos: as “fake news”. Caco Barcellos e equipe estudam o fenômeno, caracterizado pelas notícias falsas com alta capacidade de viralização, e conhece pessoas que fazem, repassam ou que são vítimas dessas armadilhas.
Entre as histórias apresentadas estarão a de Marcus Vinícius da Silva, de 14 anos, morto a tiros num dia de operação policial na favela da Maré, no Rio de Janeiro, enquanto ia para a escola. O repórter Julio Molica e a jornalista Maria Morganti mostram a luta da mãe por justiça e pela honra do filho, que foi associado ao tráfico de drogas numa postagem viralizada.
Já o repórter Erik Von Poser investiga o comércio de venda de seguidores nas redes sociais. Para fazer a reportagem, Erik comprou 10 mil “amigos” por R$ 200 e foi checar de onde vinham. O jornalístico também percorre Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul na busca pelos endereços das empresas por trás de sites de viés político que, em algum momento, foram disseminadores de informações falsas.
O “Profissão Repórter” é ancorado pro Caco Barcellos, e vai ao ar logo após o “Futebol 2018”, a partir de 23h45, na Globo.
Saiba Mais:
Após Copa, Globo encerra “Onde Nascem os Fortes”, estreia “The Voice” e resgata “Profissão Repórter”
“Profissão Repórter” mostra o porquê de as pessoas escolherem a corrida como esporte principal
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.