Projota diz que Gil é um homem branco e gera revolta no BBB 2021

Gilberto foi detonado por Projota no BBB 2021 (Imagem: Reprodução – Globoplay / Montagem – RD1)

Os participantes do BBB 2021 seguem fazendo declarações polêmicas e, desta vez, Projota causou ao dizer que Gilberto não é negro como ele, LumenaNego Di e Karol Conká.

Saiba tudo sobre o BBB 2021 na cobertura do RD1

Na ocasião, eles estavam falando sobre a cor dos brothers e sobre a preferência dos colegas, quando afirmou que Lucas, que já deixou o confinamento, ficou com um “branco”.

“Inclusive Lucas ficou com um homem branco aqui dentro”, disparou, não respeitando a identificação de Gil como negro e gerando revolta imediata entre o público na internet.

“Projota quer ser porteiro de Wakanda dizendo que Gilberto é branco, mas o curioso é que as peles deles têm um tom muito semelhante. E sim, ambos são negros”, disparou uma pessoa.

“O Projetil chama negro de branco, esconde faca pra ‘se defender’, humilha um fã negro meio imaturo que precisa ser acolhido, dá risada de piada com assédio, de piada xenofobica…”, acusou outra.

“O Projota é exatamente da mesma cor do Gilberto e não tem vergonha de chamar um homem negro de branco”, mais uma. Dias atrás, eles já haviam feito declarações parecidas.

Tudo começou quando Nego Di disparou: “Ele (Gilberto) veio me dizer que já sofreu racismo. Eu falei: ‘mas do quê?’. Ele falou que é preto. Deu vontade de levantar e ir embora”.

Aos risos, Karol Conká contou que ouviu a mesma coisa do brother na Festa Herança Africana: “Eu nem quis também discutir, porque eu tinha mais o que fazer, me divertir”.

A cantora continuou falando sobre a autodeclaração feita pelo doutorando em Economia e relativizou:

“Ele disse que alguém na ‘festa da África’ falou que ele é branco. Eu falei para ele ter calma, que cada um tem seus achismos. Para quem é branco, meu filho é preto. Para quem é preto, meu filho é branco. Falei: ‘Você se sente preto? Saiba que vão te ver como branco'”.

Pocah entrou na discussão e falou da própria raça: “Desde que eu me entendo por gente, eu me entendo como preta“.

Nego Di falou que na hora comparou as peles e disparou sobre o pernambucano: “Mas tem uma diferença da tua cor pra ele. Ele é mais claro do que o Projota“.

Karol falou que Gilberto tem arcada de negro e debochou do confinado: “Acho que negro mesmo é o Fiuk”.

O ex-líder voltou a negar a negritude do jovem: “Pode dizer que é muçulmano, negro não. Ele tem cabelo liso. Teve alguém que disse pra esse cara que ele é preto e ele acreditou. Não é possível ele afirmar isso”.

Nego Di prosseguiu argumentando: “Ele pode ter alguém, um vô, uma vó [negros]. O racismo só sofre quem é da nossa cor, o policial não te para porque tua mãe é negra. Ele olha sua pele e deu. Ele é um pouquinho sujinho. Se esfregar bem…”.

Lumena foi mais outra a participar da conversa, compartilhando da mesma opinião: “Tem vários tipo de branco. A galera acha que por não ser o branco branquíssimo“.

O gaúcho tomou a palavra novamente e fez um comentário maldoso: “É porque ele não é da cor do Fiuk, aí ele acha que é negrão. Se pegar aquelas buchas e esfregar bem, dar um acabamento naquele cabelo dele”.

“Não sei, gente, eu sei que ele é negro. Vamos falar que é negro e pronto”, bradou Karol Conká. “A gente opera aqui na autodeclaração”, finalizou Lumena. A psicóloga ainda fez piada dizendo que é verde.

Confira:

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›