Quem foi PC Siqueira, pioneiro no YouTube e que falava abertamente sobre saúde mental?

PC Siqueira
PC Siqueira foi encontrado morto em apartamento (Imagem: Reprodução / Instagram)

 

Um dos primeiros criadores de conteúdos no YouTube, PC Siqueira foi encontrado morto em casa aos 37 anos, nesta quarta-feira (27). O apresentador fez sucesso no início da década de 2010 e nos últimos tempos falava abertamente sobre questões relacionadas à saúde mental.

Antes de pensar na plataforma de vídeo, o famoso começou a trabalhar como ilustrador e colorista de histórias em quadrinhos. Na infância, PC foi vítima de bullying por causa do seu estrabismo e passou a ser alfabetizado em casa.

A mudança na sua vida veio a partir da criação do canal no YouTube Maspoxavida, a partir de 2010. PC Siqueira fez sucesso com vídeos de humor em que opinava sobre os mais variados temas.

Ele causou muita polêmica ainda no começo da carreira, principalmente por falar sobre religiões. Ateu, ele fazia piada com símbolos ligados ao cristianismo.

Por causa do sucesso sucesso nas redes sociais, Siqueira assumiu programas na MTV entre 2011 e 2013. Ele também esteve em O Aprendiz, em 2019, na Record, e nos longas Internet – O Filme (2017) e Os Penetras 2 – Quem Dá Mais?.

PC Siqueira: Saúde debilitada e polêmica envolvendo acusação

Em 2020, o famoso surpreendeu seus seguidores ao anunciar que estava sofrendo com osteonecrose da cabeça femoral, uma doença degenerativa rara.

No mesmo ano, em plena pandemia da Covid-19, ele foi acusado de pedofilia. Ao ver a sua popularidade cair, o youtuber desativou as suas contas.

Na ocasião, Siqueira garantiu que era vítima de uma “articulação criminosa” e peritos da Polícia Civil concluíram que ele não armazenou ou compartilhou fotos ou vídeos de conteúdo pornográfico de menores de idade.

Ele voltou a gravar vídeos seis meses depois e rebatizou o canal com seu nome. Nesta época, ele já lutava contra problemas de saúde mental e sempre tocava no tema.

[Alerta! Caso você tenha pensamentos suicidas, procure ajuda especializada como o CVV e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.]

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]