Quem foram as Helenas de Manoel Carlos em novelas na Globo?

Helenas
Personagens Helenas são figurinhas registradas nas tramas de Manoel Carlos (Imagem: Divulgação / Globo)

Um dos personagens mais marcantes nas histórias que Manoel Carlos escreve para a TV, Helena sem dúvidas sempre é dada como certa nas obras do autor.

Conhecido carinhosamente como Maneco, o escritor da Globo já foi responsável por criar sete papéis com o mesmo nome, dando protagonismo a diversas atrizes de sucesso no canal.

A situação se iniciou lá em 1981, quando a primeira surgiu na telinha em Baila Comigo, vivida por Lilian Lemmertz. Na história, a moça se sentia culpada por se distanciar de um dos filhos gêmeos, que cresceu criado pelo pai porque ela não tinha recursos financeiros.

Em seguida foi a vez de Maitê Proença, em Felicidade, exibida de 1991 a 1992. Aos 33 anos, a atriz tinha acabado de entrar na TV e deu vida a uma moça do interior que fugia para a capital para criar a filha sozinha após o fim do casamento, mas acabava engravidando novamente do grande amor, que já estava em outra relação.

Regina Duarte foi a responsável por interpretar Helena em três obras de Maneco. A primeira, História de Amor, aconteceu de 1995 a 1996. Logo depois, em 1997, ela retornou com a personagem em Por Amor, a qual protagonizava ao lado da filha, Gabriela Duarte.

Nos anos 2000, Helena voltou aos folhetins através de Vera Fisher em Laços de Família. A mulher entregava seu amor por causa da filha, que era apaixonada pelo mesmo rapaz.

2003 foi a vez de Christiane Torloni viver o papel em Mulheres Apaixonadas. Na época, a atriz fazia uma mulher casada que colocava um ponto final no relacionamento ao descobrir uma traição do marido e reencontrava um antigo amor.

Regina voltou em 2006 como a Helena de Páginas da Vida. A médica fazia um parto de uma moça que dava à luz a gêmeos, mas morria no ato. Uma das crianças, com síndrome de Down, era rejeitada pela avó e foi adotada pela médica.

Última Helena de Manoel Carlos foi de impressionar

Talvez uma das mais polêmicas Helenas, a de Viver a Vida ganhou uma repercussão por conta de Taís Araújo. A primeira e única preta a viver o personagem, a atriz era uma modelo no auge da carreira e se casava com Marcos (José Mayer), mas enfrentava a revolta da filha dele, Luciana (Alinne Moraes).

A interpretação de Taís, na época, rendeu diversas críticas e abalou a famosa por vários anos. A última Helena foi vivida por Julia Lemmertz, encerrando o ciclo que foi iniciado por sua mãe no passado.

A atriz protagonizou Em Família e tinha um amor pelo próprio primo. Ela fica grávida dele, mas o rapaz é preso no dia do casamento acusado de tentar matar o rival por ciúmes. Anos depois, Helena casa com o rival do primo.

Guinho Santos
Escrito por

Guinho Santos

Guinho Santos é formado em Jornalismo e escreve sobre o universo das celebridades há dez anos. Reality show, bastidores da TV e novelas também são seus pontos fortes. Além disso, possui experiência como Social Media e apresentador. Seu canal na web é através do Instagram @guinhosantos__.