Record é desmentida por shopping após noticiar fake news sobre explosão em SP

Record
Record não pede desculpas após fake news sobre explosão em shopping (Imagem: Reprodução / Record)

Mariana Godoy e Sérgio Aguiar foram induzidos ao erro durante o Fala Brasil da última terça-feira (19) e anunciaram ao vivo e com o aval da produção do telejornal da Record uma explosão em um shopping de São Paulo. A informação foi desmentida pela administração do local.

O Shopping Tamboré, localizado em Barueri, região metropolitana de São Paulo, não só negou a explosão como explicou que tudo não passou de um treinamento da brigada de incêndio. No telejornal matinal, os âncoras da Record afirmaram que sete pessoas estavam feridas.

A empresa usou até maquiagem nos funcionários do treinamento. A Record relatou de forma equivocada que um gerador de energia do local havia explodido. O shopping negou o acontecido.

Em nota, os administradores do shopping destacaram que “houve um simulado interno de incêndio, acompanhado pelo Corpo de Bombeiros”, e completaram:

“Contamos com fumaça, o alarme foi acionado, pessoas estavam maquiadas como se fossem vítimas e foi feita a contenção do foco do incêndio simulado por nossos brigadistas. Tudo para garantir o máximo de realidade e treinar o socorro em situações de emergência”.

Os responsáveis pelo local deixaram claro que nenhum representante da Record foi até eles em busca de informações concretas sobre o ocorrido:

“Quanto ao que foi erroneamente veiculado pelo Fala Brasil, na Record, não fomos procurados em nenhum momento pela emissora para que fosse apurado o ocorrido. Tão logo a matéria foi exibida, ao vivo, entramos em contato imediatamente para esclarecer os fatos”.

Nesta quarta-feira (20), o Fala Brasil fez a correção da notícia envolvendo a suposta explosão, mas não pediu desculpas ao público: “Uma correção sobre o episódio em um shopping da Grande São Paulo. As imagens que nós vimos na verdade não são de uma explosão. O shopping está fazendo neste momento uma prevenção de incêndio com treinamento de funcionários”.

Confira:

MAIS LIDAS

Paulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].
Veja mais ›