Record e SBT se unem no Paraná e tomam decisão

Record
Record e SBT rescindiram contrato com o Kantar Ibope Media (Imagem: Divulgação – SBT / Record – Montagem – RD1)

A RIC e a Rede Massa, afiliadas da Record e do SBT no Paraná, são rivais na luta pela vice-liderança de audiência na região. No entanto, as emissoras decidiram se unir.

Segundo a coluna de Leo Dias, do UOL, a RIC e a Rede Massa rescindiram contrato que tinham com a Kantar Ibope Media; sendo assim, elas já não recebem mais os resultados de audiência em tempo real.

Oficialmente, as afiliadas da Record e do SBT justificaram a atitude aos seus funcionários como sendo consequência da crise econômica causada pela pandemia do coronavírus. A tentativa de renegociar o valor que pagavam mensalmente, segundo consta, foi falha.

Porém, ainda de acordo com a coluna de Leo, a direção da RIC demonstrava não acreditar que os números dados pelo instituto representavam a realidade do mercado.

O ponto alto da crise foi uma pesquisa realizada no mês passado em uma cidade do interior do estado. Os estudos mostravam uma queda no consumo de TV. Inclusive, alguns programas chegaram a perder mais 60% do público em seis meses.

Por outro lado, a Rede Massa não tinha problemas no quesito fidelidade, já que várias vezes o Tribuna da Massa conseguia ultrapassar os números de audiência dos programas do horário de almoço da afiliada da Globo. No entanto, o canal aberto sempre afirmou que poucas casas de Curitiba eram verificadas pelo Kantar Ibope Media.

Segundo a coluna, a afiliada da Record foi procurada, mas o diretor de Produto, Conteúdo e Convergência não quis falar sobre o assunto.

Por sua vez, a parceira do SBT explicou, por meio de Mauro Lissoni, diretor de Conteúdo, que a emissora não tem mais vínculo com o Ibope e que o contrato que fornecia dados no dia seguinte também foi rompido.

Procurada, a Kantar Ibope Media explicou que não fala sobre serviços que presta a terceiros.