RedeTV! tenta “roubar” programa clássico da Globo e leva voadora na Justiça

TV Globinho

TV Globinho entra na mira da RedeTV! e Globo reage na Justiça (Imagem: Reprodução / Globo)

A RedeTV! tentou algo inimaginável no mundo televisivo. O canal de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho saiu em busca do título TV Globinho, que fez sucesso na Globo entre 2000 e 2015.

A emissora paulista tentou o registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), ligado ao Ministério da Justiça, mas o canal da família Marinho interrompeu o processo e seguiu como dona do título e da logomarca da atração infantil.

O pedido da RedeTV! foi feito no ano de 2006, com o programa ainda no ar, segundo informações do Notícias da TV, e imediatamente a Globo foi notificada pelo INPI da intenção da concorrente. Com a posse dada ao canal da família Marinho, o processo foi arquivado em 2012.

Recentemente, a emissora líder de audiência renovou a marca até 2027 e atrapalhou os planos da emissora de São Paulo, que até o momento não se manifestou oficialmente sobre o assunto.

Ao contrário do que esta matéria informou inicialmente, o pedido do registro pela RedeTV! não aconteceu em 2021, mas sim em 2006. A emissora reforçou que a solicitação não é nova.

Desejo da RedeTV! pela TV Globinho causa susto

O interesse do canal quinto colocado no ranking de audiência da TV aberta causou espanto, pois nenhum projeto sobre a estreia de um programa infantil em sua programação foi colocado na mesa da direção.

Marcelo de Carvalho, vice-presidente da RedeTV!, nunca escondeu sua bronca em relação ao canal rival. Recentemente, ele rasgou o verbo pela postura de William Bonner na sabatina com o presidente Jair Bolsonaro (PL).

A TV Globinho foi a principal atração da programação matinal da Globo entre 2000 e 2012. Em seu último ano de exibição, o Encontro tomou o seu lugar na grade, mas permaneceu no ar até 2015 na programação de sábado, até a estreia do É De Casa.

Em seu longo período no ar, a TV Globinho emplacou grandes sucessos como Power Rangers, Digimon, Pokémon, Caverna do Dragão, Kim Possible, Três Espiãs Demais, Hamtaro, Os Padrinhos Mágicos, Dragon Ball Z e, fora dos desenhos animados, iCarly (2007-2012).

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.