Grande ícone da TV brasileira, Silvio Santos não se limita à apresentação do seu programa, mas também coordena diretamente toda a grade do SBT.
VEJA ESSA
Ao longo dos anos, porém, o veterano surpreendeu o público, o mercado e seus próprios funcionários com atitudes de difícil compreensão e decisões exóticas que permaneceram pouco tempo em vigor.
A seguir, o RD1 relembra algumas ocasiões em que ordens de Silvio foram seguidas à risca e colocaram o SBT de pernas para o ar.
Confira:
Interromper novelas em andamento: Os telespectadores das novelas do SBT — em especial de tramas mexicanas e reprises — precisam se manter atentos. Os folhetins podem ter sua exibição interrompida a qualquer momento.
Embora tenha prometido publicamente que não fará mais isso, Silvio já ordenou o fim de tramas em andamento em inúmeras ocasiões, sendo a mais recente delas em 2013, ano em que a reprise de Carrossel foi suspensa e a emissora admitiu ao público que a decisão foi tomada devido “aos baixos índices de audiência” e que a novela “voltaria a ser exibida dentro de um ano”.
Fazer “experiências”: Adepto da ousadia, Silvio já promoveu experiências inusitadas como colocar programas tradicionalmente noturnos para irem ao ar de dia, e vice-versa. Lançamentos relâmpagos e atrações produzidas às pressas também povoaram a grade do SBT ao longo de sua história.
Em alguns casos, as novidades duraram apenas um dia (!) e, em outros, tiveram que ver sua audiência se aproximar do traço para serem canceladas pelo Patrão. Programas como Aqui Agora, SBT Notícias, Você é o Jurado, Jornal da Massa, e muitos outros, se enquadram nesta categoria.
Extinguir programas de sucesso: Nem mesmo os bons resultados mantêm os apresentadores a salvo das ações de Silvio, que já surpreendeu o mercado ao cancelar atrações bem-sucedidas.
Um dos casos mais recentes é a extinção do reality Supernanny, que chegou a estar entre os mais rentáveis da Casa antes de ter seu horário ser alterado por diversas vezes e ter o seu ponto final decretado por Silvio.
Outros programas como Curtindo Uma Viagem e TV Animal também foram cancelados quando viviam boa fase, para assombro dos profissionais neles envolvidos.
“Ressuscitar” programas extintos: Embora goste de eliminar atrações, o animador também já fez a alegria de muitos profissionais ao subitamente “ressuscitar” programas de seu acervo.
Foi assim com o Fantasia e com o Programa do Ratinho (que ficou fora do ar por dois anos antes de ser resgatado). Saudoso, o Patrão gosta de produzir remakes de antigos formatos, dando-lhe apenas uma nova roupagem, como no caso do Roda a Roda, que é idêntico ao Roletrando.
Realizar contratações surpreendentes: Conhecido pela sua imprevisibilidade, Silvio é capaz de contratar alguém graças a um vídeo no YouTube (caso de Rachel Sheherazade, que acabou demitida em 2020) ou simplesmente porque sempre gostou de ouvi-lo pelo rádio (foi assim com Joseval Peixoto).
O contra-ataque às rivais também já fez o dono do SBT desembolsar altas quantias em dinheiro com contratações que, tempos depois, mostraram-se infrutíferas. Foi assim com Adriane Galisteu, Roberto Justus, Tiago Santiago, Richard Rasmussen, entre outros.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.