Repórter demitido pela Globo fala sobre caso e cita racismo

Adalberto Neto
Adalberto Neto falou sobre sua demissão (Imagem: Reprodução / Instagram)

Demitido do Grupo Globo após postar imagens, gravadas por ele, da equipe de redação do jornal O Globo comemorando a vitória do Flamengo na Libertadores, Adalberto Neto resolveu abrir o jogo e falar sobre o caso.

Em uma carta enviada para a coluna de Leo Dias, do UOL, o jornalista revelou que não sabe o motivo da sua demissão: “Realmente, não foi informado o motivo da minha demissão. Meu editor apenas disse que foi um pedido da direção pelo ‘conjunto da obra’, mas ele não soube responder – ou não podia – me informar a respeito“.

O repórter, que é negro, apontou o fato de que apenas ele foi desligado da empresa, e todos os outros profissionais continuam com seus cargos. “Para quem tem o mínimo de letramento racial, é impossível não racializar essa minha demissão“, declarou Neto, sem culpar a empresa, nem a direção, nem seu editor. “A culpa não é nossa. Vem lá de trás. Da colonização“, lembrou.

Um país, uma empresa […] são feitos por pessoas. E se as pessoas não conseguem ter um olhar amplo sobre tudo, suas ações, de modo geral, nunca vão ser eficientes e, em alguns casos, bastante injustas, carregadas de conceitos e preconceitos, que nem pensamos na hora, porque fazem parte da estrutura sobre a qual a nossa sociedade se formou. É automático também”, pontuou o repórter.

Afirmando não ter o intuito de difamar o jornal ou alguém, Adalberto continuou com sua carta: “Em todas as lutas dessa vida é importante que estejamos juntos. O inimigo nunca é o outro, mas certas formas de pensar, que levam a certas maneiras de agir”.

“Entre os editores executivos, só há uma mulher preta, e que é incrível, diga-se de passagem. A diversidade não é bacana apenas no campo da discussão nem para mostrar que estamos antenados com o momento, em que a questão se tornou mais que urgente. A diversidade é a vida. E é preciso saber viver. A gente já canta! É só aplicar“, disse.

De acordo com a publicação, a assessoria do jornal O Globo foi procurada, mas afirmou que não irá comentar o caso.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.