Saiba o verdadeiro nome de Tarcísio Meira e revelação por trás do nome artístico

Tarcísio Meira era seu nome artístico (Imagem: Reprodução / Globo)

Tarcísio Meira morreu nesta quinta-feira (12) e deixou o Brasil comovido com a perda. Entretanto, o que muita gente não sabia, era que o seu verdadeiro nome não era esse.

O “Meira” foi criado como nome artístico e, na verdade, o veterano se chama Tarcísio Pereira de Magalhães Sobrinho. A revelação foi feita em 2019, no Conversa com Bial.

Na ocasião, ele contou que, assim como o nome de Glória Menezes, com quem era casado há 59 anos, “Tarcísio Meira” contava com 13 letras:

“O Meira surgiu por parte de mãe, ela era Gonçalves Meira. Uma família paulista. Adotei o Meira por razões óbvias, Magalhães era muito complicado. Por coincidência tinha 13 letras, e os atores do meu tempo se preocupavam com isso. Muitos atores tinham 13 letras no nome”.

Em seguida, ele relembrou que vários grandes artistas também contavam com 13 letras no nome. É o caso de Glória Menezes, Tarcísio Filho, Cacilda Becker e Sérgio Cardoso.

Numa outra entrevista antiga ao jornal Extra, em 2012, o ator explicou que aderiu à moda, mas não era por superstição:

“Muitos atores da nossa época têm nomes com 13 letras. Era moda… Se eu fosse me preocupar com a sorte ou com a falta dela, estaria perdido. Meu tio dizia que minha família foi amaldiçoada! Desde criança, ouvi que Tiradentes [Joaquim José da Silva Xavier, o líder da Inconfidência Mineira] é meu antepassado e que foi esquartejado e exibido em praça pública, sendo todos os seus descendentes amaldiçoados [risos]. Mas isso é outra história.”

E Glória Maria explicou: “Me chamo Nilcedes [Soares Magalhães], uma mistura dos nomes dos meus pais, José Nilo e Mercedes. Não dá para assinar assim, não é? Glória é Glória em qualquer língua”.

“O Menezes vem das minhas origens portuguesas… E formou 13 letras!”, completou a veterana, que estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, quando recebeu a notícia sobre a morte do amado.

A revelação veio no boletim médico assinado pelos doutores Carmen Silvia Valente Barbas, pneumologista intensivista, e Miguel Cendoroglo Neto, diretor médico e de serviços hospitalares do Einstein.

“Ela recebeu a informação (da morte do marido) com muita, muita, muita, muita tristeza”, declarou, ao jornal O Globo, Tadeu Lima, assistente pessoal da artista, que trabalha com ela há 19 anos.

O secretário da família de artistas ainda ressaltou que a atriz segue com o quadro de saúde estável, e “já está quase recebendo alta dos médicos”.

O boletim do hospital ainda informou que “a senhora Gloria Menezes encontra-se internada desde o dia 06 de agosto para o tratamento de complicações ocorridas por Covid-19”. A nota acrescenta que “a paciente está em recuperação e em desmame progressivo do oxigênio”.

A publicação também disse que, nos últimos dias, após uma melhora significativa de seu estado de saúde, Glória Menezes demonstrou muita inquietação ao ser informada de que Tarcísio Meira havia sido intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do mesmo hospital.

Ontem, logo depois do anúncio do falecimento do veterano, o perfil oficial da atriz se pronunciou sobre a perda e fez uma homenagem ao galã, com a seguinte mensagem:

“Tarcísio era um artista completo, se entregava veemente aos personagens que se propunha a incorporar. Um artista nunca morre. Sua obra permanece viva na dramaturgia. Voa, gigante! O céu está em festas! Oremos pela recuperação da nossa amada Gloria”.

Os dois famosos receberam a 2ª dose da vacina contra Covid em março deste ano, na cidade de Porto Feliz, no interior de São Paulo. Atualmente, nenhuma vacina oferece proteção de 100% contra doenças, mas todas reduzem o risco de infecção, hospitalização e morte.

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›