Santos prepara despedida digna da realeza a Pelé na Vila Belmiro

Paulo Carvalho

29/12/2022

Pelé

Pelé vai ser velado na Vila Belmiro, em Santos (Imagem: Reprodução / Instagram)

O Santos F.C, a casa de Pelé, preparou ao longo dos últimos meses uma força-tarefa de despedida para o rei do futebol, que recebeu o título graças aos quase 20 anos em que esteve como o grande e inigualável camisa 10 do alvinegro. O clube preparou dezenas de protocolos.

Semelhante ao realizado com a rainha Elizabeth II, no Reino Unido, o time brasileiro iniciou uma espécie de Operação London Bridge para Edson Arantes do Nascimento. Internado desde o dia 29 de novembro, seu estado de saúde se agravou na quarta-feira (21).

Com a informação revelada pelo Hospital Albert Einstein, os protocolos preparados pelo time e pela Prefeitura de Santos foram engatilhados. A Vila Belmiro, local onde Pelé pediu para ser velado, recebeu profissionais e equipamentos para montar o palco de despedida.

Pelé será velado, a partir do dia 2 de janeiro, próxima segunda-feira, no estádio icônico. A princípio, o eterno rei do futebol será velado durante um dia e meio, no meio do campo da casa do Santos, onde Edson estreou em novembro de 1956 e marcou 288 gols.

No mesmo local, mas em 1974, Pelé se ajoelhou e se despediu do clube. A cerimônia a ser realizada na Vila Belmiro será aberta ao público.

Protocolo do velório de Pelé deve contar com autoridades como o presidente eleito Lula

Na organização, as pessoas que forem se despedir de Pelé terão a oportunidade de fazer um caminho pelo Portão 1 e 2 da Vila Belmiro, na esquina das ruas Dom Pedro e Tiradentes, e seguirão, em fila, até se aproximarem de onde estará o corpo do ex-jogador.

Assim como visto no funeral da rainha, as pessoas não poderão parar de caminhar em nenhum momento na despedida do rei e deixarão o estádio pelo Portão 7. Dezenas de autoridades são aguardadas para a cerimônia. Pela data, o presidente eleito Lula, já empossado, vai ocupar uma das cadeiras, assim como outras autoridades públicas e astros do futebol.

Na estrutura montada no meio do campo, onde estará o corpo de Pelé, familiares, o presidente da República e ídolos do Santos terão acesso. No Memorial das Conquistas, dentro da Vila Belmiro, terão acesso governadores, senadores e deputados, além do presidente do Santos, Andrés Rueda.

No Salão de Mármores, a ideia é colocar membros do conselho deliberativo do clubes, vereadores e alguns convidados. Os fãs terão acesso pelos portões citados, da rua.

Cortejo de Pelé

O corpo do maior futebolista de todos os tempos seguirá em cortejo pelas ruas de Santos. Polícia Militar, Guarda Municipal e Companhia de Engenharia de Tráfego serão responsáveis pela operação. O cortejo continuará pelo Canal 2 até a Avenida da Praia e terminará na porta da casa de Celeste Arantes, mãe de Pelé.

O corpo de Pelé será sepultado em uma cerimônia restrita para amigos e familiares no Memorial Necrópole Ecumênica, o maior cemitério vertical do mundo.

Confira:

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].