São Clemente critica a Globo em desfile e surpreende Fátima Bernardes

Paulo Carvalho

05/03/2019

Fátima Bernardes

Ala da São Clemente disparou contra a Globo e deixou Fátima Bernardes em saia justa (Imagem: Reprodução / Globo)

Fátima Bernardes foi o grande destaque da segunda noite dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, em meio a críticas de duas agremiações sobre o atual momento político, como a Paraíso do Tuiuti, e uma provocação direta à Globo, através da São Clemente.

Primeira escola a entrar na Sapucaí, a São Clemente dedicou uma ala para criticar a emissora líder do país e que transmite com exclusividade os desfiles. Antes, Fátima e Milton Cunha, comentarista, não fugiram do assunto quando a escola afirmou que celebridades que mal conhecem o trabalho da escola desfilam nela.

A fala dos globais, no entanto, foram rápidas. “Os sambistas dizem: ‘essas mulheres aterrissam de helicóptero só na hora do desfile e não sabem nada da comunidade'”, falou Cunha sobre a ala “Quer Pagar Quanto?”.

O momento mais delicado, no entanto, estava por vir. Uma ala inteira foi dedicada a críticas contra o canal. Chamada de “Toda Poderosa”, a ala foi comentada por Fátima e Milton. “Olha a ala ‘Toda poderosa’. Mais uma crítica. Uma crítica aos componentes, às celebridades, que correm pra frente de uma câmera sem se preocupar com a evolução. E correm pra frente das câmeras da Globo porque é a gente que transmite esse desfile lindo”, ressaltou Bernardes. Milton foi além: “É o povo que quer desfilar só para aparecer na transmissão”. “Sabe a visibilidade que é participar de um desfile assim”, completou a apresentadora.

A Globo, já sabendo da crítica que estava por vir, não transmitiu a passagem da escola ao vivo e preferiu mostrar “O Sétimo Guardião” e o BBB 2019. Na sinopse da escola, eles já diziam: “E a mídia ‘toda poderosa’ controla tudo a seu bel prazer. Até mesmo a opinião pode ser comprada! Como não?”.

Confira a repercussão na web:

Com novelas em crise, Globo decide adiantar grupos de discussão

Prática comum dentro do departamento de Dramaturgia da Globo, os grupos de discussão servem para avaliar a resposta do público com as novelas que estão no ar. É a partir do seu resultado que a direção da emissora analisa se deve ou não incluir mudanças nas suas tramas.

Passando por uma crise de audiência em suas atuais novelas, o canal da família da Marinho decidiu antecipar as pesquisas, que normalmente acontecem dois meses após a estreia dos folhetins.

De acordo com Fernando Oliveira, da rádio Jovem Pan, com as três principais produções em baixa, a Globo decidiu que a partir de agora todos os debates serão antecipados, sendo feito um mês depois da exibição do primeiro capítulo.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].