Fátima Bernardes foi o grande destaque da segunda noite dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, em meio a críticas de duas agremiações sobre o atual momento político, como a Paraíso do Tuiuti, e uma provocação direta à Globo, através da São Clemente.
- Veja Também: “Fantástico” surpreende e cita “Surubão de Noronha”
Primeira escola a entrar na Sapucaí, a São Clemente dedicou uma ala para criticar a emissora líder do país e que transmite com exclusividade os desfiles. Antes, Fátima e Milton Cunha, comentarista, não fugiram do assunto quando a escola afirmou que celebridades que mal conhecem o trabalho da escola desfilam nela.
A fala dos globais, no entanto, foram rápidas. “Os sambistas dizem: ‘essas mulheres aterrissam de helicóptero só na hora do desfile e não sabem nada da comunidade'”, falou Cunha sobre a ala “Quer Pagar Quanto?”.
O momento mais delicado, no entanto, estava por vir. Uma ala inteira foi dedicada a críticas contra o canal. Chamada de “Toda Poderosa”, a ala foi comentada por Fátima e Milton. “Olha a ala ‘Toda poderosa’. Mais uma crítica. Uma crítica aos componentes, às celebridades, que correm pra frente de uma câmera sem se preocupar com a evolução. E correm pra frente das câmeras da Globo porque é a gente que transmite esse desfile lindo”, ressaltou Bernardes. Milton foi além: “É o povo que quer desfilar só para aparecer na transmissão”. “Sabe a visibilidade que é participar de um desfile assim”, completou a apresentadora.
A Globo, já sabendo da crítica que estava por vir, não transmitiu a passagem da escola ao vivo e preferiu mostrar “O Sétimo Guardião” e o BBB 2019. Na sinopse da escola, eles já diziam: “E a mídia ‘toda poderosa’ controla tudo a seu bel prazer. Até mesmo a opinião pode ser comprada! Como não?”.
Confira a repercussão na web:
Caralho, são clemente… criticou toda ??
— jole (@imperiobey) 5 de março de 2019
A São Clemente sai com uma ala chamada “Toda Poderosa” e a Globo diz que é uma crítica às celebridades?
??????
— André (@ObsoL) 5 de março de 2019
– vtnc po, Globo sabotando bonito a São Clemente, se fuder
— portelense ? (@OpssJoy) 5 de março de 2019
o desfile da sao clemente tbm bom demais to até agora encantada com o carro em forma de camarote e a ala da toda poderosa globo kk
— ana maria braga falando adriana grande (@juhleeannah) 5 de março de 2019
A São Clemente esculachou foi todo mundo: liga das escolas de samba e Rede Globo. Audácia! #Globeleza
— Reptiliane Germano (@LeilaGermano) 5 de março de 2019
Que a hegemonia da @RedeGlobo acabe em 2020! Passar a São clemente de manhã é o cúmulo da falta de respeito! Novela em tempo integral nos intervalos: telejornais políticos! Que lixo! Inassistivel!
— Leila Motta (@leilaaguia) 5 de março de 2019
São Clemente debochada e divertida lembrando carnaval dos anos 90. que delicia. merece voltar sábado
e as críticas super pertinentes e de opinião firme, até à toda poderosa Globo que deixou a Fátima na saia justa hahahah #globeleza #sãoclemente
— caroles (@tovendotv) 5 de março de 2019
FÁTIMA TENTANDO PASSAR PANO E DAR OUTRO SENTIDO PARA FANTASIA DA SÃO CLEMENTE QUE TEM SÍMBOLO DO BBB JUSTAMENTE POR PREFERIR TRANSMITIR SUA PROGRAMAÇÃO AO INVÉS DE PASSAR O DESFILE pic.twitter.com/Vlvh1w6xyf
— Poe Sombrio (@poesombrio) 5 de março de 2019
Com novelas em crise, Globo decide adiantar grupos de discussão
Prática comum dentro do departamento de Dramaturgia da Globo, os grupos de discussão servem para avaliar a resposta do público com as novelas que estão no ar. É a partir do seu resultado que a direção da emissora analisa se deve ou não incluir mudanças nas suas tramas.
Passando por uma crise de audiência em suas atuais novelas, o canal da família da Marinho decidiu antecipar as pesquisas, que normalmente acontecem dois meses após a estreia dos folhetins.
De acordo com Fernando Oliveira, da rádio Jovem Pan, com as três principais produções em baixa, a Globo decidiu que a partir de agora todos os debates serão antecipados, sendo feito um mês depois da exibição do primeiro capítulo.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].