SBT desiste do Brasileirão e dá chance para a Globo após proposta bilionária ser recusada pela LFU

Cleber Machado
SBT desiste do Brasileirão após proposta ser recusada pela LFU (Imagem: Reprodução / SBT)

Na tarde desta terça-feira (30), o SBT encerrou o sonho de transmitir o Campeonato Brasileiro a partir de 2025. A LFU (Liga Forte União) recusou a proposta bilionária oferecida pelo canal de Silvio Santos para 38 jogos exclusivos da competição.

O SBT havia formalizado junto ao bloco comercial formado por times como Corinthians e Internacional uma proposta para transmissão de partidas do Campeonato Brasileiro a partir de 2025.  

A direção da emissora, liderada por Daniela Beyruti, foi informada extraoficialmente que sua proposta não seria aprovada e aguardava um retorno formal dos organizadores até o final desta segunda-feira (29).

Como não houve nenhum contato, o SBT decidiu retirar a sua proposta. O canal paulista ofereceu R$ 520 milhões por ano, de 2025 até 2029, totalizando R$ 2,6 bi.

A LFU recusou a proposta por entender que os seus jogos podem arrecadar mais que isso na TV aberta. A nova situação abriu uma brecha para um possível acordo com a Globo.

SBT lamenta decisão da LFU

Por meio de nota, o SBT reafirmou o compromisso de investir em sua programação “com programas e transmissões esportivas, exibindo sempre as melhores competições e com um time de narradores, apresentadores e comentaristas de primeira”.

Nos últimos 4 anos, o canal da família Abravanel adquiriu a UEFA Champions League, a Conmebol Sul-Americana e a Copa do Nordeste. O investimento, no entanto, começou com o Campeonato Carioca e, logo depois, com a compra inédita da Libertadores da América, ambos em 2020.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].