SBT é alvo do Governo Lula por causa de Rebelde e motivo é revelado

Rebelde

SBT é alvo de atitude do governo e envolve Rebelde em mudança (Imagem: Reprodução / SBT)

Historicamente apontada como “livre” para todos os públicos, Rebelde foi alvo de uma decisão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Atualmente no ar pelo SBT, a novela teen foi reclassificada pelo Ministério da Justiça.

A decisão foi tomada e divulgada pelo coordenador de Política de Classificação Indicativa do MJ, Eduardo de Araújo Nepomuceno, nesta quarta-feira (28).

Rebelde muda classificação indicativa no SBT por conteúdo polêmico

A mudança veio por cenas envolvendo consumo de drogas ilícitas, assédio sexual, violência, nudez, bullying, agressão verbal e linguagem depreciativa. Algumas cenas chamaram a atenção do público e destacaram o teor polêmico de várias cenas dentro do núcleo jovem.

Os fatores identificados nos primeiros capítulos transformaram a classificação para “não recomendado para menores de 14 anos”.

Por isso, o folhetim caberia na programação a partir das 21h. Desde 2016, por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), a classificação indicativa não é mais vinculada ao horário de transmissão e funciona como sugestão.

Na determinação, ficou evidente que a decisão foi dada para a obra completa e para as derivadas que porventura estejam no ar, o que não é o caso. O SBT ganhou cinco dias para a utilização da nova classificação em sua grade.

Vale ressaltar que, no início deste ano, o canal de Silvio Santos adquiriu os direitos de exibição de Rebelde para surfar na onda da turnê RBD, com shows marcados para o segundo semestre deste ano.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].