SBT é condenado a bancar lua de mel de casal após prêmio de reality nunca chegar

SBT

Chris Flores no comando do Fábrica de Casamentos; reality virou motivo de ação judicial (Imagem: Reprodução / SBT)

O SBT foi condenado pela Justiça de São Paulo a pagar a viagem de lua de mel de um casal que participou de um episódio do Fábrica de Casamentos. O programa com a participação dos dois foi ao ar em junho de 2018.

No reality show, uma equipe de especialistas tem a missão de preparar uma festa de casamento no prazo de sete dias. Os dois participantes, então, realizaram seu casamento no formato do SBT e ganharam, na parte final do programa, como prêmio, uma viagem de lua de mel para Acapulco, no México.

Ainda no programa, o casal recebeu um cheque cenográfico gigante, que, na ocasião, foi entregue pelos apresentadores Chris Flores e Carlos Bertolazzi. A viagem, porém, nunca aconteceu, segundo informações do colunista Rogerio Gentile, do UOL.

“Foram criadas todas as desculpas possíveis para não se conceder a viagem”, declarou defesa do casal à Justiça, citando, por exemplo, que a lua de mel não poderia ocorrer em data escolhida por eles, pois “em hipótese alguma” seria realizada na “alta temporada”.

A advogada Vanessa Rascov, que representa o casal, ainda disse: “Ao longo de todos esses mais de 40 meses de tratativas, o casal nunca teve uma definição ou qualquer comprovação de que a viagem seria de fato realizada, como por exemplo, o envio de documentação que demonstrasse a reserva de hotel ou até mesmo aquisição de passagens aéreas em seus nomes”.

O juiz José Francisco Matos, então, condenou o SBT a pagar R$ 26 mil ao casal, valor que considera a despesa com a viagem e uma indenização por danos morais.

Além da emissora de Silvio Santos, foram condenados também as empresas Discovery Networks Brasil, Formata Produções e Conteúdo Ltda. e Cinqtours Viagens e Turismo Ltda., parceiras na realização do reality.

A decisão da Justiça contra o SBT e parceiros

“Quatro anos após a oferta realizada, as rés não disponibilizaram ao casal a viagem prometida“, destacou o juiz na decisão. “O atraso na disponibilização da viagem foi exacerbado e foge do razoável.”

Segundo a publicação, os valores serão acrescidos ainda de juros e correção monetária desde o início do processo. O SBT e as demais empresas ainda podem recorrer da decisão.

Em defesa apresentada à Justiça, a emissora de Silvio Santos argumentou que “ocorreram situações incontroláveis que atrasaram o momento de veraneio em praias mexicanas”.

“A viagem de núpcias, infelizmente, foi postergada por inúmeros problemas burocráticos gerados pela pandemia”, afirmou o canal à Justiça, citando que o prêmio é uma “doação” e, sendo assim, poderia ser “refugada”.

A Discovery disse que não manteve nenhuma relação contratual com os autores do processo, que não possui conhecimento sobre a promessa de realização da viagem e que não pode ser responsabilizada pelos fatos. Afirmou que apenas exibiu o programa.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.