Em meio à instabilidade de audiência que atravessa nos últimos anos, o SBT levou ao ar, na última sexta-feira (14), uma reportagem que colocou em xeque a credibilidade dos dados oficiais de medição no país.

O SBT Brasil dedicou parte de sua edição para questionar a metodologia adotada pela Kantar Media, responsável pelos índices utilizados pelo mercado publicitário.
A crise prolongada enfrentada pela emissora desde as mudanças implementadas em 2025 tem pressionado a grade e o desempenho comercial. Na abertura da matéria, Cesar Filho afirmou que a medição atual é considerada defasada por especialistas, o que motivaria desconfiança crescente no setor.
O apresentador iniciou o tema questionando o público: “Você sabe como a audiência das emissoras de TV é medida?”. A partir daí, o jornalista Vinícius Rangel apresentou críticas relacionadas à transparência do processo e à falta de atualização dos métodos. Segundo ele, a venda da Kantar para o fundo americano H.I.G. Capital ampliou o desconforto entre veículos e anunciantes.
A reportagem destacou que, com a ausência de concorrência, todas as decisões comerciais do mercado dependem de dados produzidos por uma única empresa .Outro ponto ressaltado é a amostragem usada pela Kantar, que coleta informações de apenas 6 mil aparelhos para representar mais de 213 milhões de habitantes.
Métodos arcaicos, segundo o SBT

O telejornal lembrou ainda que a Kantar teria mantido métodos considerados “arcaicos”, especialmente ao lidar com exibições simultâneas em diferentes telas. Procuradas, tanto a empresa quanto o H.I.G. Capital não responderam aos pedidos de posicionamento da reportagem.
A emissora também rememorou tentativas anteriores de romper o monopólio da medição, como o Datanexus, criado em 2003, e a parceria com o instituto alemão GfK, que deixou o mercado brasileiro em 2017 após disputas judiciais com emissoras locais.
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
