SBT paga fortuna de indenização por reportagem feita por Russomanno

SBT
Celso Russomanno comandou reportagem que rendeu processo ao SBT (Imagem: Divulgação)

O SBT precisou desembolsar uma fortuna para pagar uma indenização a uma empresa que sofreu com uma reportagem de 1994. A emissora pagou cerca de R$ 348 mil por causa da matéria feita por Celso Russomanno para o programa Aqui Agora.

A informação é do colunista Rogério Gentile, do UOL, que destacou que a situação ocorreu no dia 23 de maio de 1994. Na ocasião, o extinto telejornal acusou a empresa Construtel de aplicar um golpe contra moradores de um condomínio na periferia de São Paulo.

A reportagem de Celso Russomanno destacou que a empresa teria desrespeitado os prazos e as condições para a implantação de um sistema de telefonia comunitário.

A publicação, então, informou que a empresa processou o SBT declarando que os termos do contrato estavam sendo cumpridos.

“Com linguajar chulo, frases de efeito e imagens que não correspondem à realidade, a reportagem fez afirmações levianas e inverídicas sobre a instalação do sistema”, disparou a acusação à Justiça.

A promotoria, por sua vez, não aceitou a argumentação da defesa e condenou a emissora de Silvio Santos a pagar a indenização. “A emissora agiu de modo no mínimo imprudente, veiculando informações distorcidas dos fatos”, afirmou na sentença o juiz Maurício Campos da Silva Velho.

O canal até recorreu da decisão, mas a sentença foi confirmada nos tribunais superiores. O valor da indenização estava depositado em uma conta judicial desde 2012. No final do mês passado, o juiz Felipe Poyares Miranda determinou que o dinheiro seja transferido para a empresa.

Recentemente, Ratinho se livrou, por muito pouco, de um processo em trânsito na Justiça, e o grande responsável pelo feito foi o SBT. A emissora de Silvio Santos e o Ministério Público Federal (MPF) fecharam um acordo que tornou possível o arquivamento da causa.

Nela, o apresentador era acusado de incitar a violência contra a mulher após uma suposta brincadeira envolvendo agressão à sua assistente de palco Milene Pavorô, em abril de 2016.

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›