SBT perdeu? Globo conquista importante campeonato de futebol para 2025

Após oito anos longe da competição, a Globo voltou a apostar na Copa do Nordeste e adquiriu os direitos de transmissão do torneio para a temporada de 2025.

Globo
Globo comprou direitos da Copa do Nordeste para exibir no Premiere (Imagem: Reprodução / Globo)

Todas as partidas serão exibidas no Premiere, desde a fase preliminar, que inicia nos dias 4 e 5 de janeiro, até a grande final, marcada para acontecer entre os dias 3 e 7 de setembro.

O acordo foi fechado com o Nosso Futebol, que também transmitirá os jogos. A conquista representa uma importante vitória da Globo no cenário do futebol regional. No Nordeste, o SBT tem os direitos de exibição na TV aberta.

A Copa do Nordeste 2025 manterá seu formato tradicional, mas trará novidades importantes na fase de grupos. Agora, as oito equipes de cada chave se enfrentarão no mesmo grupo, garantindo jogos entre todos os clubes de cada lado.

Outra mudança acontece no cruzamento das quartas de final. Os duelos deixam de ser entre clubes do mesmo grupo e passam a ter confrontos cruzados:

1º do A x 4º do B e 2º do B x 3º do A
1º do B x 4º do A e 2º do A x 3º do B

As partidas seguem o formato de jogo único, com mando de campo para a equipe melhor classificada na fase de grupos. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.

As semifinais seguirão os mesmos critérios, enquanto a final permanece em duas partidas. O mando de campo no jogo de volta será do time com melhor campanha acumulada na competição. Caso haja empate em pontos e saldo de gols, o título será definido nos pênaltis.

Calendário completo da Copa do Nordeste 2025

Fase preliminar: 4 e 5 de janeiro
Fase de grupos: 22 de janeiro a 26 de março
Quartas de final: 4 de junho
Semifinais: 9 de junho
Finais: 3 e 7 de setembro
Equipes classificadas para a fase de grupos

A Copa do Nordeste 2025 já tem 12 equipes garantidas na fase de grupos:

  • Altos (campeão piauiense)
  • América-RN (campeão potiguar)
  • Ceará (campeão cearense)
  • Confiança (campeão sergipano)
  • CRB (campeão alagoano)
  • Sousa (campeão paraibano)
  • Sport (campeão pernambucano)
  • Vitória (campeão baiano)
  • Sampaio Corrêa (campeão maranhense)
  • Bahia (via ranking da CBF)
  • Fortaleza (via ranking da CBF)
  • Náutico (via ranking da CBF)

O torneio já possui uma rica história, com destaque para os rivais Bahia e Vitória, que são os maiores vencedores, com quatro títulos cada. Na sequência, aparecem o atual campeão Fortaleza, ao lado de Ceará e Sport, com três conquistas cada. América-RN, Santa Cruz, Sampaio Corrêa e Campinense completam a lista, com um título cada.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]