Secretário de Aguinaldo Silva notifica alunos sobre autoria de “O Sétimo Guardião”

Da Redação

20/11/2018

Rogério Gomes, diretor artístico, ao lado de Aguinaldo Silva, autor de “O Sétimo Guardião” (Imagem: Divulgação / Globo)

Uma troca de mensagens entre Francisco Patrício, secretário de Aguinaldo Silva, e os 26 alunos da MasterClass promovida pelo último em 2015 – que resultou na sinopse de “O Sétimo Guardião” – reacendeu a polêmica acerca da autoria da novela, em exibição às 21h na Globo. A informação é da repórter Ana Cora Lima, do portal UOL.

As mensagens de Patrício incluem algumas “normas” no que tange à relação dos ex-alunos com o mestre; quem não cumprir as regras, corre o risco de ser processado por Aguinaldo – que exigiria cerca de R$ 500 mil por danos morais. As solicitações do secretário foram divulgadas por um dos participantes da MasterClass, que interpreta a ação como uma tentativa de impedir que o grupo entre na Justiça por conta dos direitos patrimoniais do folhetim, como fez Silvio Cerceau.

Silvio reivindica a “posse” do roteiro praticamente desde o anúncio da produção; nas suas redes sociais, trata “O Sétimo Guardião” como “sinopse de Silvio Cerceau e 25 roteiristas, escrita por Aguinaldo Silva”. Ele e os colegas de curso são creditados no encerramento de todos os capítulos exibidos até aqui, sob os dizeres “sinopse desenvolvida pelo autor Aguinaldo Silva, com a colaboração dos alunos do curso Master Class”.

Dentre as recomendações de Francisco Patrício aos alunos de Aguinaldo Silva, há uma citação aos tais créditos. Os participantes do curso devem afirmar que a inserção dos mesmos na telinha partiu de um pedido do autor. Ofensas públicas e pessoais também não serão admitidas; bem como negativas sobre o fato de Aguinaldo já ter começado a Master Class com a “ideia guia” da trama, sendo o “responsável supremo” pela criação do projeto.

A mensagem também alerta o grupo sobre um novo processo aberto por Silva contra Cerceau, por danos morais. O imbróglio entre os dois se deu quando o aluno veio a público questionar o professor a respeito da devolução da taxa de inscrição do curso, bem como a assinatura de um novo contrato, cedendo todos os direitos, de forma irrevogável ao contratado da Globo. Frente à queixa de Silvio Cerceau, a emissora anunciou que creditaria os alunos.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.