A CNN Brasil divulgou uma nota interna sobre o cancelamento do debate entre os candidatos à presidência da República para o dia 6 de agosto, por culpa da ausência do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no encontro.
VEJA ESSA
A decisão pegou os jornalistas de surpresa e colocou um nó na cabeça dos responsáveis pela cobertura da eleição. O canal escolheu o dia 6 de agosto para o encontro no primeiro turno, e o dia 3 de outubro para o segundo turno.
A direção do canal de notícias esclareceu que a atitude foi tomada “porque as campanhas dos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) não confirmaram as presenças de ambos”.
O grupo de comunicação salientou que “reforça seu interesse em estimular o amplo debate entre os postulantes à Presidência e considera fundamental que eles se comprometam com o comparecimento para prestar informações aos eleitores tendo como objetivo único o fortalecimento da democracia brasileira”.
A CNN Brasil ressaltou que “as premissas para a definição desse formato são o compromisso de todos os veículos com o sistema democrático e com a total imparcialidade diante do cenário político polarizado”.
Atitude da CNN Brasil mobiliza Ciro Gomes
Em sua rede social, o candidato pelo PDT ao Palácio do Planalto lamentou a decisão: “Para mim será uma grande decepção se a CNN Brasil, que nasceu com o propósito de ser plural, deixar o seu público sem um debate”.
“A democracia corre mais riscos e sofre mais danos com o silêncio da mordaça do que com os latidos de cão desdentado, como os de Bolsonaro, no seu show patético no Maracanãzinho”, atacou.
Confira:
A democracia corre mais riscos e sofre mais danos com o silêncio da mordaça do que com os latidos de cão desdentado, como os de Bolsonaro, no seu show patético no Maracanãzinho.
— Ciro Gomes (@cirogomes) July 26, 2022
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].