Três das próximas novelas da Globo irão ao ar com títulos que não correspondem ao inicialmente atribuídos pelos autores. “Onde Está Meu Coração?”, supersérie de George Moura e Sérgio Goldemberg, acabou rebatizada “Onde Nascem os Fortes”. “De Volta Para Casa”, folhetim de João Emanuel Carneiro para as 21h, agora atende por “Segundo Sol”. E “O Avesso da Vida”, que Elizabeth Jhin prepara para o horário das 18h, passou a se chamar “Espelho da Vida” – já devidamente registrado no INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Também cadastrados no órgão estão “Filhos da Terra”, que Duca Rachid e Thelma Guedes desenvolvem a faixa das 18h, antes intitulada “Sal da Terra” e “Travessia”; e “Verão 90 Graus”, nome definitivo de “Anos Incríveis”, sinopse de Izabel de Oliveira e Paula Amaral já encaixada na fila das 19h. Definitivamente, nomear uma nova novela não é tarefa fácil.
Ao longo de seus quase 53 anos de história, a Globo já alterou títulos por imposição da Censura do regime militar – “O Bruxo” virou “O Semideus” (1973) – ou da escolha do tema de abertura – o refrão de ‘Noturno’, de Fagner, transformou “Vernissage” em “Coração Alado” (1980). Também anunciou na telinha e em seu site nomes que não vingaram, como “Pega Ladrão”, convertida em “Pega Pega” (2017).
Nada se compara, porém, à quantidade de títulos pensados para “Pedra Sobre Pedra” (1992) e “Andando Nas Nuvens” (1999). Para a primeira, seis sugestões, incluindo “Paixão Proibida”, preferido do autor Aguinaldo Silva, e “Fruto Proibido”, que chegou a ter logotipo desenvolvido por Hans Donner. Para a segunda, dez nomes! A conferir: “A Última Noite do Século”, “A Volta por Cima”, “Alto Astral”, “As Cinco Fases do Amor”, “Feliz por um Triz”, “Folhetim”, “Louco Varrido”, “Maluco Beleza”, “Na Crista da Onda” e “Quebra-Cabeça”.
Saiba Mais:
Giovanna Lancellotti se inspira em amiga para personagem em “Segundo Sol”
Após geladeira de 6 anos, Globo “perdoa” Vera Fischer
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.