Na última quarta-feira (6), foram anunciados os finalistas do Rose d’Or Awards, uma das mais importantes premiações de televisão da Europa. A lista de indicados contempla atrações do mundo todo. Duas produções brasileiras foram relacionadas na categoria Novela: Topíssima, da Record, e Órfãos da Terra, da Globo.
VEJA ESSA
Folhetim de Cristianne Fridman, com direção-geral de Rudi Lagemann, Topíssima acompanha a trajetória de Sophia (Camila Rodrigues), herdeira de um patrimônio imensurável que, para “assumir o trono”, é obrigada pela mãe Lara (Cristiana Oliveira) a encontrar um marido. Antonio (Felipe Cunha) surge como potencial candidato, mas as personalidades dele e dela parecem incompatíveis.
Com término agendado para dezembro, Topíssima acumula, até o momento, 7,9 pontos. O êxito da novela contemporânea – após anos de dedicação às tramas bíblicas e de época – determinou a continuidade do horário, com Amor Sem Igual, também escrita por Fridman e dirigida por Lagemann.
Já Órfãos da Terra, de Duca Rachid e Thelma Guedes, com direção artística de Gustavo Fernandez, compreendia a questão dos refugiados a partir do casal Laila (Julia Dalavia) e Jamil (Renato Góes). Os dois deixam a Síria para reconstruir suas vidas no Brasil, fugindo tanto da guerra, quanto do sheik Aziz (Herson Capri), noivo de Laila, e de sua filha Dalila (Alice Wegmann), prometida de Jamil.
Finalizada em setembro, Órfãos da Terra também impactou positivamente a audiência. Foram 21,8 pontos, acima das duas antecessoras – Espelho da Vida (17,8) e Orgulho e Paixão (21,5). O enredo, porém, acabou se esgotando ao longo dos meses, o que rendeu inúmeras críticas.
As produções da Record e da Globo concorrem com 30Somethings (da Warner Bros. ITVP / Een, Bélgica), Vidas Opostas (da SP Televisão / SIC, Portugal), BBC Casualty e EastEnders (ambas da BBC Studios / BBC One, Reino Unido). A cerimônia de entrega do Rose d’Or Awards acontece em 1º de dezembro, em Londres.
Confira:
https://www.instagram.com/p/B4hnhHvHM3c/
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.