Tribunal de Justiça da Bahia toma atitude com Xanddy

Xanddy
Xanddy tem débito de quase R$ 20 mil desde 2011 (Imagem: Reprodução / Instagram)

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou a retomada da execução de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de uma dívida de 2011 de Xanddy, vocalista da banda Harmonia do Samba.

Segundo o site BNews, ficou decidido, em sessão, que é nula a sentença de primeiro grau assinada pelo juiz Eduardo Carvalho, da 10ª Vara da Fazenda Pública de Salvador. Em 2013, quando o processo foi aberto, o juiz determinou a extinção da cobrança de quase R$ 20 mil.

No recurso aberto pela Prefeitura da cidade, afirma-se que houve surpresa quando a primeira sentença, já que a ação estava suspensa depois do acordo de parcelamento que foi realizada entre as partes.

Porém, a paralisação do andamento do processo foi realizado para que aguardasse a comprovação dos pagamentos, feitos em parcelas previamente fixadas, o que acabou não acontecendo. Sendo assim, o novo documento solicita a retomada do processo.

Nesta situação não é possível se presumir que houve a quitação, sendo necessário prova concreta que justifique a extinção da execução, o que não existe nos autos”, disse o desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro. “Por outro aspecto também mostra-se a sentença em equívoco, ao ser proferida sem intimar o Exequente para se pronunciar acerca da concretização ou não da quitação do débito pelo Executado”, completou.

De acordo com a publicação, a assessoria de Xanddy se pronunciou através de uma nota feita pelo advogado do cantor: “No tocante à execução fiscal de nº 0788321-98.2013.8.05.0001, a qual trata sobre cobrança de IPTU relacionada a imóvel situado no município de Salvador-BA, de propriedade do nosso cliente, deve-se esclarecer que o não pagamento do tributo está relacionado ao aumento desproporcional do imposto, praticado pela Prefeitura”.

A majoração excessiva do IPTU é fato público e notório na cidade de Salvador-BA. Não foi apenas o nosso cliente que discordou da cobrança indevida, mas diversos outros contribuintes, inclusive moradores da mesma localidade, ingressaram com ações na justiça pleiteando a revisão do imposto e a declaração da inconstitucionalidade do aumento“, concluiu.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.