TSE pode reviver polêmica envolvendo Ratinho no SBT e tirar a Jovem Pan do ar

Da Redação

10/09/2022

Jovem Pan

Paulo Mathias é apresentador da Jovem Pan; canal de notícias pode sofrer decisão histórica no TSE (Imagem: Reprodução / Jovem Pan)

Conforme informado há dias, a Jovem Pan foi notificada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por suposta propaganda em favor do presidente Jair Bolsonaro (PL), semanas antes do 1º turno da eleição. A notificação lembrou uma crise envolvendo a Lei Eleitoral, Ratinho e o SBT.

Em 1998, o SBT saiu do ar por conta de um fato semelhante. Naquela época, o Programa do Ratinho, em seus primeiros meses na nova casa, levou o então candidato a governador de São Paulo, Paulo Maluf, para apresentar seu plano de governo. De cara, ainda criticou a gestão de Mário Covas (1930-2001).

A coligação de Covas fez a denúncia ao TSE. Antes, o tribunal encaminhou uma multa no valor de R$ 40 mil ao canal de Silvio Santos por ter entendido que os programas de Hebe Camargo (1929-2012) e Gugu Liberato (1959-2019) haviam favorecido o rival do então governador.

No dia 23 de setembro, a entrevista de Maluf no Ratinho foi ao ar. O apresentador defendeu o projeto Tolerância Zero, onde acusados de crimes hediondos ficariam presos sem chance de habeas corpus até o julgamento. Foi uma das principais plataformas do candidato.

Sobrou até críticas a Mario Covas por parte de Ratinho. No dia 2 de outubro, o TSE multou o SBT em R$ 120 mil e mandou tirar o seu sinal do ar em São Paulo, algo que durou 24 horas.

No dia, o canal informou em uma mensagem que durou o dia inteiro: “Estamos fora do ar por decisão da Justiça Eleitoral, em virtude de desobediência ao artigo 45, inciso 3º da Lei Eleitoral (Lei 9504/97)”.

Jovem Pan pode acabar na mesma situação do SBT

O canal de notícias da Jovem Pan promoveu Bolsonaro e sua família em seus programas jornalísticos, o que gerou a notificação do TSE, que até o momento não deu o seu parecer sobre o assunto.

A Justiça Eleitoral já deixou claro que a emissora não cumpriu as regras da cobertura jornalística da lei eleitoral, segundo informações do Notícias da TV. Oficiais de Justiça foram até a sede do canal, em São Paulo, e entregaram o documento aos responsáveis pelo programa 3 em 1.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.