TV Paga perde 50 mil assinantes em um mês e apresenta maior queda em 8 anos

TV Paga
TV Paga continua a registrar fuga de assinantes e retornou ao patamar de 2012 (Imagem: Reprodução)

Em meio às manobras para se reinventar no mercado de mídia, a TV Paga continua apresentando queda na sua base de assinantes. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indicam uma tendência no aumento dos números de cancelamentos de pacotes nos últimos meses.

Segundo Ricardo Feltrin, do UOL, até o último levantamento divulgado, a TV por assinatura terminou o mês de outubro com 15,016 milhões de usuários pagantes. O número é cerca de 50 mil a menos que setembro, o que corresponde a uma debandada de mais de 1 milhão de pagantes dentro do período de um ano. 

Caso os números sigam caindo em uma velocidade similar até o fim do ano, a probabilidade é que a TV paga encerre este ano de 2020 com menos de 15 milhões de assinantes, retornando ao patamar que detinha em 2012.

Naquela época, a previsão de lideranças do setor era de que dentro do período de cinco anos, o número de assinantes chegasse à marca de 40 milhões. O número foi impulsionado pela Copa do Mundo de 2014.

O mercado não contava, porém, com a popularização do streaming nos últimos anos. Para se ter uma ideia, dentro do intervalo de apenas um ano, o consumo de serviços como Netflix, Globoplay e Amazon cresceu mais de 180% no Brasil. Já há mais assinantes de streaming do que de TV paga no país.

Dentre os motivos que podem explicar a queda nos números de assinantes estão a crise econômica, desemprego e, principalmente, a pirataria, além do crescimento vertiginoso dos serviços On Demand, que hoje já fazem parte do segundo lugar do ranking de audiência.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›