Leonardo chamou a atenção nesta segunda-feira (07) após seu nome aparecer na “lista suja” do governo federal. O documento expõe empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão.
De acordo com o G1, uma fiscalização foi realizada em novembro de 2023 Fazenda Talismã, propriedade do sertanejoque fica no município de Jussara, interior de Goiás.
Na inspeção, seis pessoas, incluindo um adolescente de 17 anos, foram encontrados em “condições degradantes”. De acordo com o relatório, os trabalhadores passavam a noite em uma casa abandonada, sem água potável e nem banheiro adequado.
Consta ainda uma foto que mostra camas improvisadas, feitas com tábuas de madeira e galões de agrotóxicos. Além disso, o documento aponta que o local estava com “odor forte e fétido” e cheio de insetos e morcegos.
Leonardo se pronuncia
Após a situação ser noticiada, o cantor, que afirmou estar surpreso e triste, disse que em 2022 alugou a fazenda para que uma pessoa fizesse plantações.
Ele também afirmou que a situação envolveu um funcionário da fazenda arrendada que ele não conhece.
“E nisso surgiu um funcionário lá nessa fazenda que eu arrendei, que eu não conheço, nunca ouvi falar, nunca vi. De repente, fui visitado pelo Ministério Público do Trabalho, com todo o respeito a vocês”, declarou.
“Eles foram muito bem recebidos na minha fazenda e foi lavrada uma multa para mim, que sou o proprietário da fazenda. Mas não da Fazenda Talismã, e sim da Fazenda Lacanca, onde arrendei para ser plantada soja, entenderam?”, emendou.
Após garantir que a situação já está arquivada e a multa paga, Leonardo destacou não conhecer as pessoas que estavam na “casinha” e nem quem os colocou lá. “Eu sei como é a vida, é difícil, e do fundo do meu coração, jamais faria algo assim, entenderam?”, salientou.
“Acho que houve um equívoco muito grande sobre a minha pessoa. O Brasil inteiro me conhece, sabe quem eu sou e da idoneidade que eu tenho […] Eu não me misturo nessa lista, nessa lista de trabalho escravo. Sou totalmente contra esse tipo de coisa“, emendou.
De acordo com a revista Quem, apesar de Leonardo garantir que a situação não envolve a Fazenda Talismã, um documento fornecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) afirma que o nome do cantor na “lista suja” é por causa de uma fiscalização na Fazenda Talismã.
Caroline Bittencourt é jornalista, pós-graduada em Comunicação e Design Digital. Atua como redatora e produtora de conteúdo para as redes sociais. Colabora com o RD1 desde 2018. É especialista das editorias de Famosos, Moda e Televisão. Ama viajar, seja chegando em um novo destino ou em frente à TV assistindo uma boa série.