Viva corta cenas de Malhação e diretor da Globo explica toda a situação

Luiz Fábio Almeida

02/05/2023

Canal Viva

Canal Viva decidiu cortar cenas polêmicas de Malhação 1998 (Imagem: Divulgação / Globo)

O Canal Viva surpreendeu o público de Malhação 1998. O motivo? A emissora decidiu por fazer cortes na trama, nesta primeira semana de maio, para fugir de uma grande polêmica que poderia encarar.

Isso porque a trama contou com cenas de blackface, que é quando pessoas brancas “se pintam” para representar pessoas negras.

Na novela, uma banda de rastafáris iria se apresentar em um concurso. No entanto, a ausência dos membros faz com que meninos brancos se pintem de preto. A ação dura alguns capítulos.

O próprio canal do grupo Globo decidiu anunciar o caso em suas redes sociais. O Viva disse que seriam feitas alterações em alguns capítulos e reforçou que as obras exibidas no canal “reproduzem comportamentos e costumes da época em que foram realizadas”.

“Eventualmente, algum trecho pode ser excluído desde que não gere prejuízo para a compreensão da narrativa”, destacou a empresa.

Diretor da Globo toma atitude

Nos comentários da publicação, Erick Bretas, diretor de mídia e conteúdo do Grupo Globo, deu maiores detalhes sobre o porquê do corte.

“Em 1998 isso poderia ser tolerado. A sociedade evoluiu e hoje cenas assim são consideradas ofensivas”, desabafou o chefão.

Bretas ainda falou que muitos telespectadores poderiam se sentir ofendidos com a reprodução das cenas de Malhação e que, neste caso, prevaleceu o entendimento de respeitar a sensibilidade.

Confira o post:

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Viva

Viva falou sobre mudança em capítulos de Malhação (Imagem: Reprodução / Twitter)

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]