Zezé Motta desabafou em entrevista a Fábio Porchat sobre a participação de atores negros na TV. Ela, com mais de 50 anos de carreira, disse o que mudou nesse período nas novelas brasileiras.
“A diferença é que assim que eu comecei, se eu estivesse em uma novela, não tinha espaço para a Neusa Borges, porque somos contemporâneas. Se tivesse a Ruth de Souza não podia ter a Chica Xavier, e por aí as coisas caminhavam. Hoje se vê três, quatro, cinco atores negros“, contou.
Zezé falou que algo incomodava: ter os mesmos papéis em novela. “A gente fazia as serviçais. Não tenho o menor problema em fazer a empregada doméstica, desde que ela faça parte da trama, não fique a reboque dos outros personagens. Eu ficava muito frustrada, pensava: ‘fiz curso de arte dramática no Tablado para abrir porta, fechar porta, servir cafezinho, [dizer] ‘sim senhora’, ‘não senhora’?”, questionou.
Mas, a atriz tem visto avanços na teledramaturgia. “As coisas estão mudando muito devagar. Tem mais espaço para o artista negro, mas tem muita luta pela frente. Organizamos um cadastro com 500 atores negros, porque as produções afirmam que não encontram“, revelou.
A cantora ainda relembrou os papéis mais emblemáticos de sua carreira e recordou os casos racismo que já sofreu, como quando fez par romântico com o saudoso ator Marcos Paulo e foi gravemente ofendida pelo público da novela. “Gente, que país é esse?”, refletiu.
Militante do movimento negro desde a adolescência, ela disse estar preparada para lidar com esse tipo de atitude. “Minha discussão não é só o racismo. Eu fico muito indignada com as questões dos gays também, uma coisa absurda, a violência contra a mulher… É uma loucura!”, ponderou.
Saiba Mais:
Digital influencer, Thaynara OG revela primeira permuta: “Um galão de água”
MC Carol detona seguidor após comentário preconceituoso: “Fogo nos racistas”
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.