É oficial. A Fórmula Indy agora será transmitida na TV Cultura, que até o ano passado estava em busca da Fórmula 1. O canal fechou transmissão da temporada 2021, que acontecerá partir do próximo domingo, dia 18 de abril.
VEJA ESSA
A informação foi divulgada pela emissora nesta segunda-feira (12). Para Vladir Lemos, diretor de Esporte da TV Cultura, além de toda a tradição e excelência da categoria, a Indy vem fazendo um grande trabalho de aproximação com os seguidores.
“A presença da Fórmula Indy na TV Cultura sedimenta nossa presença no segmento e nos dá a oportunidade de oferecer ao telespectador um evento com longa história na TV brasileira”, destaca o diretor.
O campeonato da principal categoria de monopostos terá a narração de Geferson Kern e comentários de Rodrigo Mattar. A transmissão terá início com o GP do Alabama, ao vivo, a partir das 16h30. O Brasil será representado em dose tripla na Indy, por Hélio Castroneves, Tony Kanaan e Pietro Fittipaldi.
Hélio Castroneves, que é tricampeão das 500 Milhas de Indianápolis, aos 45 anos, buscará o tetra e tentará se tornar um dos maiores vencedores da história da prova pela equipe Meyer Shank.
Campeão das 500 Milhas em 2013 e do campeonato da Indy em 2004, Tony Kanaan, de 46 anos, defenderá a atual campeã Chip Ganassi nas pistas. O piloto terá como companheiro Jimmie Johnson, que carrega a marca de sete vezes campeão da Nascar, e que fará sua estreia na Indy.
O mais jovem brasileiro entre os corredores, Pietro Fittipaldi retorna à Indy pela Dale Coyne, após dois anos afastado dos ovais. O neto de Emerson Fittipaldi, primeiro brasileiro a vencer na Indy, dividirá o carro com o francês Romain Grosjean, que sofreu um acidente assustador no GP do Barein de 2020.
Cabe lembrar que a TV Cultura, com ligação com o governo do Estado de São Paulo também adquiriu os direitos da Fórmula E para 2021. O canal administrado pela Fundação Padre Anchieta abriu as transmissões do ano com a rodada dupla de Diriyah, no final de fevereiro.
A emissora conquistou ao longo das décadas uma tradição com a cobertura esportiva, tendo exibido as edições de 1974, 1978 e 1982 da Copa do Mundo, a Liga dos Campeões da UEFA e outros campeonatos europeus, além de outras modalidades como vôlei e basquete, sendo um dos canais responsáveis pela transmissão do NBB, a liga nacional de basquete do Brasil.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]