Gênesis: Após críticas pelo excesso de violência, Record adota medida extrema

Gênesis

Record muda roteiro para evitar críticas por excesso de violência em Gênesis (Imagem: Blad Meneghel / Record)

A Record se rendeu às críticas que recebeu pelo excesso de violência nas cenas de Gênesis e reescreveu o trecho em que Esaú, interpretado por Breno Morais e Cirillo Luna, parte para cima da sua esposa Basemate, viva por Paula Jubé, após ser enganado por Jacó, personagem de Enzo Barone e Miguel Coelho.

As sequências com agressão física presentes nos roteiros foram eliminadas da novela bíblica de Camilo Pellegrini, Stephanie Ribeiro e Raphaela Castro. Não é de hoje que a emissora está preocupada com o andamento do folhetim no que diz respeito ao conteúdo de parte da trama bíblica. Algumas cenas consideradas fortes pelos bispos foram canceladas ou tiradas de capítulos prontos.

O incesto envolvendo Ló (Emilio Orciollo Netto), Paltith (Polliana Aleixo) e Tamires (Debora Ozóio), por exemplo, foi suprimido.

Eu não conhecia essa passagem bíblica”, admitiu Emilio em entrevista à Patrícia Kogut. “Acabei me aprofundando e conhecendo mais. É um personagem difícil e muito complicado por essa questão toda com as filhas e com a mulher. Volto a dizer, foi um grande desafio. Minha participação já acabou, mas foi um prazer poder contar essa história”, disse.

É uma equipe muito profissional e bem capacitada. Então, todos nós — entre autores, equipe técnica, atores e direção — tivemos um cuidado intenso. Cuidado, disponibilidade, disciplina e parceria para poder contar uma história tão difícil e delicada. Também havia muito respeito entre os atores e os profissionais envolvidos”, afirmou.

Foi tudo intenso, delicado e difícil de fazer. Mas o mais importante é a disponibilidade no trabalho do ator. Tanto a Polliana quanto a Debora, duas atrizes que fizeram muito bem essas personagens, me ajudaram bastante. Foi um desafio com sensação de missão cumprida”, descreveu.

Além desse trecho, a direção do canal paulista retirou uma sequência que mostraria um sacrifício. A decisão foi tomada com base no próprio público, que reclamou do excesso de violência. Isso, claro, refletiu na audiência. Os trechos citados são do Antigo Testamento.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.