Ex-piloto de Fórmula 1, Nelson Piquet se tornou alvo de uma denúncia junto ao Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios por chamar Lewis Hamilton, heptacampeão da categoria, de “neguinho”.
VEJA ESSA
A representação foi feita pela bancada do PSOL na Câmara dos Deputados, segundo informações da jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, sob acusação de prática de crime de discriminação ou preconceito.
No ano passado, em entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira, Nelson Piquet chamou Lewis Hamilton de “neguinho” mais de uma vez. Em outro momento, apostou em uma fala homofóbica.
Depois de uma forte mobilização da web, da Fórmula 1, dos pilotos e das equipes, Nelson Piquet pediu desculpas em inglês. Ainda assim, após uma manifestação de Neguinho da Beija-Flor sobre o caso, o ex-atleta fez um gesto obsceno contra os seus críticos.
Representação pública contra Nelson Piquet aposta em ataque a Bolsonaro
A ação pública do PSOL foi liderada pelas deputadas Áurea Carolina (MG), Talíria Petrone (RJ) e Vivi Reis (PA):
“O racismo estrutura as relações sociais no Braisl. Nesse sentido, tratar seres humanos negros de forma evidentemente pejorativa, como faz o senhor Nelson Piquet, não se coaduna com as práticas para efetivação do dispositivo da igualdade”.
O destaque também foi dado ao fato de Piquet ser apoiador fiel do presidente Jair Bolsonaro (PL). A ação lembrou que ele esteve com o político nos atos antidemocráticos do 7 de Setembro de 2021:
“Nelson Piquet é mais uma prova que a retórica virulenta empregada pelo Presidente Jair Bolsonaro habilita seus apoiadores a se sentirem liberados para utilizar dos mesmos termos e dos mesmos preconceitos de classe, raça e gênero”.
Procurado pela reportagem, Nelson Piquet não quis se manifestar. A Fórmula 1, por outro lado, reforçou sua tolerância zero ao racismo com várias declarações de pilotos e dirigentes das equipes no GP de Silverstone neste final de semana.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.