Autora de sucessos deixa a Globo após 32 anos e quebra o silêncio

Globo

Maria Adelaide Amaral foi demitida da Globo (Imagem: Divulgação / Globo)

A Globo continua em um processo de “enxugamento” do seu casting. A mudança nos contratos dos profissionais agora atinge os autores de novelas. A prova disto é que Maria Adelaide Amaral não possui mais um contato fixo com a empresa.

Considerada uma das mais bem-sucedidas autoras do canal carioca, a escritora foi dispensada após 32 anos de contrato. Ela chegou na Globo em 1990 e comandou importantes produções na empresa, como as minisséries A Muralha, Os Maias, A Casa das Sete Mulheres, JK, Queridos Amigos, Dalva e Herivelto e Dercy de Verdade.

Além disso, Maria Adelaide Amaral escreveu novelas importantes, como Meu Bem, Meu Mal e O Mapa da Mina, ao lado de Cassiano Gabus Medes, Deus Nos Acuda, com Silvio de Abreu.

Em entrevista ao colunista Mauricio Stycer, do UOL, a autora falou de forma direta a respeito da sua saída da emissora: “Estou bem. Vivi o melhor momento da Globo. Não tinha mais aquela autonomia de propor. Estava claro que eu não tinha lugar lá”.

O seu último trabalho na Globo foi A Lei do Amor, que também foi a única trama dela no horário nobre, mas não teve bons resultados.

Nos últimos anos, a autora estava tentando colocar adiante um projeto baseado na vida e trajetória de Carlos Gomes (1836-1896), que é o compositor de O Guarani. A ideia seria fazer uma minissérie, mas depois ela foi transformada em novela com 125 capítulos, a pedido de Silvio de Abreu.

Globo demite outros autores

Nos últimos tempos, a emissora carioca dispensou Alcides Nogueira, após 40 anos. O profissional foi colaborador de sucessos como O Salvador da Pátria, Rainha da Sucata e A Próxima Vítima, além de ter sido o responsável por Força de um Desejo, O Astro e I Love Paraisópolis.

Paulo Halm, Elizabeth Jhin e Aguinaldo Silva também chegaram a deixar a empresa nos últimos anos, chamando a atenção do público.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]