Globo vira alvo de processo milionário por transfobia em matéria do Fantástico

Poliana Abritta no Fantástico

Globo vira alvo de processo milionário por transfobia em matéria do Fantástico (Imagem: Reprodução / Globo)

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo entrou com um processo contra a Globo, acusando a emissora de veicular uma reportagem transfóbica. A matéria em questão foi ao ar no Fantástico.

De acordo com o Notícias da TV, a instituição afirma que a reportagem usou um termo preconceituoso. Na ocasião, eles se referiram a um homem trans falecido em 2018, que usou documentos falsos por mais de 50 anos.

O processo pede uma indenização no valor de R$ 1 milhão e a emissora está tentando uma conciliação. O site teve acesso ao documento, que alega o desrespeito por parte da empresa. O Ibrat (Instituto Brasileiro de Transmasculinidades) alega que Lourival Bezerra foi ofendido ao ser citado como “uma mulher que se passava por homem”.

Uma audiência de conciliação está agendada para 31 de agosto. A reportagem foi ao ar no programa do dia 3 de fevereiro de 2019. Por outro lado, a matéria polêmica foi removida do Globoplay, plataforma de streaming da Globo.

Polícia segue investigando caso que virou matéria polêmica na Globo

Falecido em 2018, Lourival Bezerra de Sá foi vítima de um infarto aos 78 anos. Após sua morte, foi descoberto que ele havia nascido com um gênero diferente daquele com o qual se identificava.

A polícia descobriu que todos os seus documentos com o nome masculino eram falsos. Toda a vida de Lourival foi vivida com a identidade de gênero masculina e inclusive morou com uma mulher. Eles adotaram filhos, mas nunca teriam tido relações íntimas.

Outro detalhe curioso, é que nem a família saberia a verdadeira sobre essa mudança.

Henrique Carlos
Escrito por

Henrique Carlos

Apaixonado por Televisão, Cinema e especialista em Novelas, desde 2009 trabalha com a internet. Escreve também sobre Audiências da TV. Já passou por grandes veículos de comunicação e teve experiência no rádio. Atualmente estuda para continuar crescendo na área e pode ser acompanhado através do perfil @henriquethe2 no Twitter.