Repórter da Globo destaque na cobertura da guerra em Israel faz desabafo sobre trabalho

Globo

Paola de Orte falou sobre o seu trabalho em Israel (Imagem: Reprodução / Instagram)

A Globo e a GloboNews estão contando com Paola de Orte em uma importante cobertura dos conflitos entre Israel e Hamas, no Oriente Médio, desde o começo da semana.

A jornalista, que tem sido um nome importante na emissora pelo conteúdo na região, está em Israel desde 2021. Em Tel Aviv, a repórter desempenha a função de forma solitária.

Em coluna no jornal O Globo, a profissional, que tem atuado para a Globo, destacou as dificuldades da cobertura de uma guerra.

“Cobrir uma guerra como esta é ouvir sempre a pergunta: ‘de onde você é?’ com olhar de desconfiança e ansiedade de quem faz. Responder ‘Brasil’ sempre tem a mesma reação: um sorriso de alívio e o comentário ‘O Brasil está do nosso lado’. Tanto de israelenses quanto de palestinos”, disse.

Orte também declarou que sabe que é uma luta interna e externa para tentar se comunicar com os outros de maneira indireta.

“Outro dia precisei pegar o elevador com uma caixa de livros, para abrir espaço no meu quarto. Peguei o elevador com uma senhora que não tirava os olhos da caixa, tentando ler o que estava escrito. Eu avisei: são só livros. Ela respirou aliviada. Todos estão vigilantes, acham que o vizinho pode ser o inimigo”, desabafou.

Repórter da Globo desabafa sobre solidão no trabalho

A profissional da imprensa garantiu que o trabalho tem uma solidão em muitos momentos. Ela disse que os seus amigos jornalistas também estão ocupados “escrevendo histórias”.

Paola de Orte também falou da preocupação com a segurança de um amigo. A jornalista disse que até havia enviado uma mensagem para ele, mas não teve retorno.

Ela explicou que não fala com o amigo desde antes da guerra e garantiu que espera por boas notícias, mesmo sabendo que tudo poderá demorar.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]