No Jornal Nacional, Renata Vasconcellos deu um pingo de esperança para o público sobre o X, antigo Twitter, que teve sua existência suspensa no Brasil após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Ao vivo, a âncora confirmou ao telespectador da Globo que o ministro “determinou a suspensão da rede social X no Brasil”, pois a “empresa não cumpriu a ordem do ministro de nomear um representante legal”.
O magistrado ordenou “a suspensão imediata, completa e integral do funcionamento” da rede social no país “até que as ordens judiciais proferidas nos autos sejam cumpridas, as multas devidamente pagas e seja indicado, em juízo, a pessoa física ou jurídica representante em território nacional”.
Na reportagem exibida pela emissora carioca, o público também foi informado que a Anatel foi notificada pelo ministro Alexandre de Moraes para o bloqueio do X em todo o território nacional.
Jornal Nacional informa: Alexandre de Moraes cita Apple e Google
Além disso, a decisão ainda apontou Apple e Google, com pedido para que as marcas retirem o X das lojas de aplicativos em no máximo cinco dias.
A Globo destacou que desde o mês de abril o multibilionário Elon Musk “tem descumprido várias ordens” do ministro Alexandre de Moraes “de bloquear contas de investigados pelo STF”.
As multas contra o X alcançaram a bagatela de R$ 18,35 milhões por descumprimento de ordens judiciais. Em resposta, Musk postou sátiras contra o ministro brasileiro.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].